Androcentrism and racism in science

analysis of teaching staff at federal universities in Brazil by sex and color/race

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.134076

Keywords:

science, teaching, intersectionality, race, gender

Abstract

It is a contribution to the study of science, gender, race, and intersectionality. Based on a theoretical framework related to feminist criticism of science and black feminism, the study aims to outline the profile of the teaching staff at federal universities in Brazil in terms of color/race and gender. This allows dimensioning the participation of black women in academic-scientific activities. For this, data from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira for the years 2019 and 2021 are used. It is concluded that black women, as well as yellow and Indigenous (these are even more marginalized) are a minority in teaching at federal public universities. The data reinforces some conclusions from other studies on science and gender that claim that Brazilian science remains male and white.

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Author Biographies

Tuane Pacheco da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Comunicação na linha de Mídia e Informação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela FIC/UFG (2013-2016). Tem estudos na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: preconceito, raça, mídias sociais, gênero, feminismo e ciência.

Suely Henrique de Aquino Gomes, Universidade Federal de Goiás

Professora titular aposentada da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999); mestrado em Automação de Biblioteca - University College London (1991) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1987), Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Comunicação, Cidadania e Cultura (PPGCOM/FIC), atuando nas linhas de pesquisas Midia e cultura e Mídia e Informação. As pesquisas conduzidas orbitam nos seguintes temas: comunicação científica; popularização da ciência; ciência e gênero; ciência inclusiva; ciência aberta, corpo, ciência e subjetividade; cibercultura, competência informacional; letramento informacional, biopolítica. Coordenou o Curso de especialização na modalidade EAD em Letramento Informacional: a educação para a informação. Fez parte gestão da ABECIN - representante da região Centro-Oeste, em 2016. Coordenadora do curso de Biblioteconomia (2006-2010; 2016- 2018). Foi editora da Revista Comunicação e Informação, mantida pelo PPGCOM/FIC (2016--2018). Coordena desde 2009 o GT - Corpo, Gênero e Subjetividade do Seminário Nacional Mídia, Cultura e Cidadania, organizado pelo PPCGCOM/FIC. Lider do grupo de pesquisa Olhares - Corpo, subjetividade, ciência.

Roberta de Castro Basile, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Comunicação, Cultura e Cidadania - linha Mídia e Informação (FIC/UFG). Especialista em Comunicação e Marketing (FARA/2008). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas (UFG/2004). É servidora técnico-administrativa da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência em organização de eventos, cerimonial público, comunicação interna, clipping de notícias, auditoria de imagem na mídia e monitoramento de redes sociais. Integrou os projetos de extensão Jornal UFG (2013), Dia C da Ciência (2017) e projeto de pesquisa Programa de Pesquisa e Diagnóstico da Comunicação Institucional da UFG/Secom (2014 e 2015). Colaborou com a implantação da Reitoria Digital UFG/Projeto de Pesquisa Atuação Institucional em Redes Sociais na Internet (2019-2020). Dedica-se, no momento, ao Projeto Visibilidade UFG, voltado ao relacionamento com a mídia e popularização da produção científica da universidade.

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Published

2024-03-07

How to Cite

Silva, T. P. da, S. H. de A. Gomes, and R. de C. Basile. “Androcentrism and Racism in Science: Analysis of Teaching Staff at Federal Universities in Brazil by Sex and color/Race”. Intexto, no. 56, Mar. 2024, doi:10.19132/1807-8583.56.134076.

Issue

Section

Articles