Percepções sobre presença social em interações mediadas por dispositivos de comunicação móveis
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.184-203Palabras clave:
Presença social. Interações sociais. Interações mediadas. Dispositivos de comunicação móveis. Jovens universitários.Resumen
Este artigo apresenta uma análise qualitativa sobre a percepção da Presença Social em interações mediadas por dispositivos móveis, tomando como foco principal de exploração as particularidades associadas à ausência ou diminuição de pistas não verbais (habitualmente ocorridas nesta modalidade de mediação). Os dados são provenientes de uma pesquisa realizada com 120 jovens universitários de seis cidades brasileiras. Os relatos dos respondentes apontaram, em geral, dificuldades na percepção da presença social devido à sobreposição de demandas e expectativas sociais derivadas de duas modalidades interacionais: via dispositivos móveis e face a face.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991.
BLASCOVICH, J. Social influence within immersive virtual environments. In: SCHROEDER, R. (Ed.). The social life of avatars: presence and interaction in shared virtual environments. London: Springer, 2002. p. 127-145.
BERGER, P. L; LUCKMAN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2014.
BLUMER, H. Symbolic interactionism: perspective and method. Los Angeles: University of California Press, 1969.
BOYD, D. Social Network sites as networked publics: affordances, dynamics, and implications. In: Papacharissi, Z. (Ed.). A networked self: identity, community and culture on social network sites. New York: Routledge, 2011. p. 39-58.
CARON, A. H.; CARONIA, L. Moving cultures: mobile communication in everyday life. Québec: McGill-Queen’s University Press, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DAFT, R. L.; LENGEL, R. H.; TREVINO, L. K. The relationship among message equivocality, media selection, and manager performance. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 11, n. 3, p. 355-366, 1987.
GARRISON, D.R. ANDERSON, T. ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, New York, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 1999.
GOFFMAN, E. Comportamento em lugares públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Petrópolis: Vozes, 2010.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2014.
HJARVARD, S. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, 2014a.
HJAVARD, S. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014b.
IJSSELSTEIJN, W. A. et al. Presence: concept, determinants and measurement. In: SPIE CONFERENCE, 5., 2000, San Jose. Proceedings… San Jose: SPIE, 2000. p. 520-529
JACOBSEN, M. H. (Org). The contemporary Goffman. Londres: Routledge, 2010.
JOSEPH, I. Erving Goffman e a microssociologia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.
MEYROWITZ, J. No sense of place. New York: Oxford, 1985.
RETTIE, R. M. Presence and embodiment in mobile phone communication. PsychNology Journal, Padova, v. 3, n. 1, p. 16-34, 2005.
RIBEIRO, J. C. Percepções sobre usos e apropriações de dispositivos comunicacionais móveis nas práticas interacionais contemporâneas: um estudo com jovens universitários portugueses. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2015. Relatório de Pesquisa de Pós-Doutorado.
RIBEIRO, J. C. Um olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço: aspectos sociocomuni-cativos dos contatos interpessoais efetivados em uma plataforma on-line. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
RODRIGUES, A. D. O paradigma comunicacional: histórias e teorias. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2011.
SCHEFF, T. Goffman unbound: a new paradigm. New York: Paradigm Publishers, 2005.
SCHROEDER, R. Being there and the future of connected presence. Presence: teleoperators and virtual environments, Cambridge, v. 15, n. 4, p. 438-454, 2006.
THOMPSON, John. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TU, C. H., The measurement of social presence in an online learning environment. Interntional Journal on E-Learning, Waynesville, v. 1, n. 2, p.34-45, 2002.
TU, C. H. et al. A study of the predictive relationship between online social presence and online interaction. International Journal of Distance Education Technologies, Athabasca, v. 10, n. 3, p. 53-66, 2012.
WATZLAWICK, P. et al. Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interação. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.
YIN, R. Q. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
ZHAO, S.; ELESH, D. Copresence as ‘being with’. Information Communication and Society, Oxon, v. 11, n. 4, p. 565-583, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 José Bonifácio do Amparo Sobrinho, Marcel Ayres, José Carlos Ribeiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).