Os espaços de colaboração da audiência ativa no telejornalismo

Autores/as

  • Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior Universidade Federal do Pernambuco
  • Kellyanne Carvalho Alves Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.42-59

Palabras clave:

Telejornalismo. Colaboração. Audiência ativa. Coprodução.

Resumen

A popularização e o acesso aos dispositivos tecnológicos digitais, à internet e o uso de aplicativos de troca de dados (como Whatsapp e Viber) têm facilitado a colaboração e presença participativa da audiência na mídia televisiva. O telejornalismo vem incorporando aos seus processos e rotinas formas para incluir a presença e participação da audiência ativa. O estudo faz uma análise das experiências feitas nos sites dos telejornais "Bom dia Brasil, “Jornal Hoje” e “Jornal da Globo”, da Rede Globo, com a inserção de práticas de interação entre o campo de produção e a audiência ativa, convidada a ser também coprodutora de conteúdo. Pretende-se apontar pistas sobre o uso destes espaços utilizados como meio mediador dessa interação.

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Biografía del autor/a

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior, Universidade Federal do Pernambuco

Docente da Universidade Federal do Pernambuco. Pós-doutorado (PUC-RS). Doutor em Comunicação (UFRJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Jornalismo e Contemporaneidade da PPGCOM/UFPE e Jornalista. Orientador do trabalho.

Kellyanne Carvalho Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Mestre em TV Digital pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Pesquisadora do Grupo Jornalismo e Contemporaneidade da PPGCOM/UFPE e Jornalista. 

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Publicado

2017-05-23

Cómo citar

Pereira Junior, A. E. V., y K. C. Alves. «Os espaços De colaboração Da Audiência Ativa No Telejornalismo». Intexto, n.º 39, mayo de 2017, pp. 42-59, doi:10.19132/1807-8583201739.42-59.

Número

Sección

Artículos