Do movimento à mobilidade: uma análise semiótica da comunicação publicitária de marcas globais de automóveis
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.112-124Palabras clave:
Cultura da mobilidade. Análise semiótica. Movimento. Comunicação publicitária. Marcas automobilísticas.Resumen
A propensão à mobilidade contemporânea altera radicalmente os modos de vida em todas as esferas de atuação cotidiana, constituindo uma Cultura da Mobilidade que envolve a tudo e a todos em novas possibilidades e experiências. O marketing e a publicidade têm um papel importante no estímulo à circulação global de pessoas, mercadorias e informação por serem parte integrante fundamental do movimento dos objetos. A partir de um panorama do contexto global de uma sociedade móvel, em rede e de riscos, este artigo tem como objetivo apresentar a maneira com que a propensão à mobilidade foi representada na publicidade, baseada na análise semiótica de anúncios de marcas globais de automóveis.
Descargas
Citas
ELLIOTT, Anthony; URRY, John. Mobile Lives: self, excess and nature. Abingdon: Routlegde, 2010.
KAUFMANN, Vincent. Re-thinking Mobility. Londres: Ashgate, 2002.
KAUFMANN, Vincent; MANFRED, Max Bergman; JOYE, Dominique. Motility: mobility as capital. International Journal of Urban and Regional Research, Malden, v. 28, n. 4, p. 745-756, 2004.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1974.
NOGUEIRA, Maria Alice de Faria. As representações da cultura da mobilidade na comunicação publicitária das marcas globais. In: CONFEDERACIÓN IBEROAMERICANA DE ASOCIACIONES CIENTÍFICAS Y ACADÉMICAS DE LA COMUNICACIÓN, 1., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2011.
NOGUEIRA, Maria Alice de Faria. Globalização, consumo e mobilidade: mais pessoas vão com Visa. In: CONGRESSO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 4., 2009, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2009.
NOGUEIRA, Maria Alice de Faria. Mobilidade em potência e discurso publicitário na sociedade contemporânea globalizada: Brasil, 1982-2014. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10438/13704>. Acesso em: 22 mar. 2017.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thompson, 2005.
SATO, Silvio Koiti; PEREZ, Clotilde. Mobilidade e a sobreposição de sentidos nas representações publicitárias. In: ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, 13., 2013, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2013.
URRY, John. Mobile Cultures. Lancaster: Department of Sociology of Lancaster University, 2003. Disponível em: <http://www.lancaster.ac.uk/fass/resources/sociology-online-papers/papers/urry-mobile-cultures.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2017.
URRY, John. Mobilities. Cambridge: Polity Press, 2007.
VEJA, n. 719, p. 68-69, 16 jun. 1982. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/>. Acesso em: 9 set. 2014
VEJA, n. 1550, p. 28-29, 10 jun. 1998. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/>. Acesso em: 18 jun. 2013
VEJA, n. 2377, p. 18-19, 11 jun. 2014a. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/>. Acesso em: 20 dez. 2014.
VEJA, n. 2378, p. 10-11, 18 jun. 2014b. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/>. Acesso em: 20 dez. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Maria Alice de Faria Nogueira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).