Como antecipar os efeitos de uma tecnologia? Um modelo exploratório inspirado na Nova Ciência de McLuhan e aplicado ao Facebook

Autores/as

  • Vinícius Andrade Pereira UERJ e ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.535-552

Palabras clave:

Nova ciência. Leis das mídias. Tétrades. Facebook.

Resumen

O artigo tem como objetivo principal identificar os principais efeitos dos sites de redes sociais (SRS) na cultura contemporânea, tendo como objeto específico o Facebook. Como referência teórica e metodológica adota-se uma proposição exploratória fortemente inspirada em uma “Nova Ciência”, tal como aventada por McLuhan. Isso implica a Lei dos Meios, sintetizada nas Tétrades. Como resultados o estudo propõe um conjunto de efeitos do Facebook na cultura contemporânea, que já podem ser identificados e mapeados e que se constituem como novos pontos e questões para futuras pesquisas. Ainda, apresenta um método de pesquisa que propõe o diálogo com disciplinas correlatas ao campo da comunicação, assim como uma metodologia flexível, capaz de lidar com descrições em profundidade de um objeto, ao mesmo tempo que acolher acasos e desvios de um procedimento científico ortodoxo, tal como preconizado por Feyerabend. Por fim, o estudo recupera uma parte importante da obra de McLuhan, ainda pouco explorada nos estudos comunacionais no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius Andrade Pereira, UERJ e ESPM-SP

Pós doutorado no The Brown Institute For Media Innovation, na Universidade Columbia (EUA), Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio doutoral no McLuhan Program in Culture and Technology, na Universidade de Toronto, Canadá. Professor do departamento de teoria da Comunicação da UERJ e diretor do ESPM Media Lab daESPM-SP.

Citas

AGUILHAR, L.. Facebook deleta páginas da oposição na Síria. Estadão, São Paulo, 5 fev. 2014. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/link/facebook-deleta-paginas-de-opositores-do-regime-sirio/>. Acesso em: 27 set. 2015.

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

CAMBRICOLI, F. Facebook tira do ar página de protestos contra a Copa. Estadão. São Paulo, 29 jan. 2014. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/link/facebook-tira-do-ar-pagina-de-divulgacao-de-protestos-contra-a-copa/>. Acesso em: 09 set. 2015.

COMSCORE. [2012]. Disponível em <http://www.comscore.com/por/Insights/Press-Releases/2012/1/Facebook-Blasts-into-Top-Position-in-Brazilian-Social-Networking-Market>. Acesso em: 12 mar. 2014

DIÁSPORA. 2013. Disponível em: <https://diasporabr.com.br/>. Acesso em: 27 set. 2015.

ELLO. 2015. Disponível em: <https://ello.co/beta-public-profiles>. Acesso em: 15 de ago 2015

FACEBOOK. [S.l]: c2015. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.

FEYERABEND, P. Contra o método. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.

KACHOLIA, V.; JI, M. News feed FYI: helping you find more news to talk about. Newsroom, [S.l.], Dec. 2 2013. Disponível em: <https://newsroom.fb.com/News/768/News-Feed-FYI-Helping-You-Find-More-News-to-Talk-About>. Acesso em: 15 dez. 2013.

MCGEE, M. Edge rank is dead: Facebook’s news feed algorithm now has close to 100K weight factors. Marketing land, [S.l.], August 16 2013. Disponível em: <http://marketingland.com/edgerank-is-dead-facebooks-news-feed-algorithm-now-has-close-to-100k-weight-factors-55908>. Acesso em: 15 dez. 2013.

MCLUHAN, M.; MCLUHAN, E. Laws of media: the new science. Toronto: University of Toronto, 1988.

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA: Pesquisa analisa consumo de notícias na rede social[2013]. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed770_pesquisa_analisa_consumo_de_noticias_na_rede_social>. Acesso em: 29 out. 2013.

Publicado

2015-12-17

Cómo citar

Pereira, V. A. «Como Antecipar Os Efeitos De Uma Tecnologia? Um Modelo exploratório Inspirado Na Nova Ciência De McLuhan E Aplicado Ao Facebook». Intexto, n.º 34, diciembre de 2015, pp. 535-52, doi:10.19132/1807-8583201534.535-552.