Inquietudes e tensionamentos: pistas para a compreensão do futuro do rádio comercial em sua fase de convergência

Autores/as

  • Luiz Artur Ferraretto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.214-235

Palabras clave:

Rádio comercial. Tecnologia. Capital. Trabalho. Público.

Resumen

Este artigo busca amparo teórico na economia política da comunicação para analisar as perspectivas do rádio comercial brasileiro em sua fase de convergência. Objetiva demonstrar o equívoco da sobrevalorização da tecnologia neste processo, assumindo tal prática como algo comum entre a classe empresarial. Para tanto, parte de proposições anteriores para a redefinição do conceito de rádio, considerando uma concepção plural para o meio, a linguagem específica empregada, a expansão em direção a outras mídias e a sua caracterização como uma criação cultural coletivamente desenvolvida. Trabalha, neste quadro teórico e conceitual, as estações comerciais na contemporaneidade por quatro pontos de vista tidos aqui como complementares: (1) o tecnológico; (2) o empresarial; (3) o profissional e de conteúdos; e (4) o do público.

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Biografía del autor/a

Luiz Artur Ferraretto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

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Publicado

2015-12-17

Cómo citar

Ferraretto, L. A. «Inquietudes E Tensionamentos: Pistas Para a compreensão Do Futuro Do rádio Comercial Em Sua Fase De Convergência». Intexto, n.º 34, diciembre de 2015, pp. 214-35, doi:10.19132/1807-8583201534.214-235.