Os Epigramas de Manoela Nogueira e a memória da catástrofe
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.133064Palabras clave:
epigramas, ditadura civil-militar, escrita, imagem, memóriaResumen
Este texto tem como intuito analisar o projeto Epigramas, de Manoela Nogueira, no qual a artista plástica produz inscrições em espaços de recordação da cidade de Porto Alegre, buscando relembrar aos transeuntes a ligação daquele local com a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Para produzir a análise, partimos da relação histórica entre catástrofe e memória para examinar dois eixos fundamentais de elaboração do trauma: a escrita e a imagem. Assim, buscamos elucidar como intervenções artísticas do tipo podem reelaborar o passado e criar uma visão crítica da história.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
ADORNO, Theodor. O que significa elaborar o passado. Primeira Versão, Porto Velho, ano 6, v. 21, n. 225, p. 1-48, 2008.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Ed. da Unicamp, 2011.
BARETTA, Jocyane Ricelly. Arqueologia e a construção de memórias materiais da ditadura militar em Porto Alegre/RS (1964/1985). 2015. Dissertação (Mestrado em História Cultural) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
BARRETO, Gilvan. Postcards from Brazil: cicatrizes da paisagem. Brasil, 2016. várias fotografias.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
CALVEIRO, Pilar. Poder e desaparecimento: os campos de concentração na Argentina. São Paulo: Boitempo, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.
ELLWANGER, Raul; RIBAS, Vinicius de Lara. Lugares de repressão política em Porto Alegre (Rio Grande Do Sul - Brasil). In: SEMINARIO INTERNACIONAL POLÍTICAS DE LA MEMORIA, CENTRO CULTURAL DE LA MEMORIA HAROLDO CONTI, 9., Buenos Aires, 2016. Anais [...]. Buenos Aires: Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, 2016.
FINAZZI-AGRÒ, Ettore. (Des)memória e catástrofe: considerações sobre a literatura pós-golpe de 1964. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 43, p. 179-190, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2316-40182014000100010. Acesso em: 5 jun. 2023.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O preço de uma reconciliação extorquida. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010. p. 177-186.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Palavras para Hurbinek. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 99-110.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumento, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
NOGUEIRA, Manoela Farias. [Bolinhas de gude, Rua Riachuelo]. Porto Alegre, 2021a. 1 fotografia.
NOGUEIRA, Manoela Farias. [Epigrama em frente ao 3º Comando Militar do Sul, na Rua dos Andradas]. Porto Alegre, 2021b. 1 fotografia.
NOGUEIRA, Manoela Farias. [Epigrama feito no “Dopinha”, Rua Santo Antônio, nº 600, Porto Alegre-RS]. Porto Alegre, 2021c. 1 fotografia.
NOGUEIRA, Manoela Farias. [Epigrama no aeroporto Salgado Filho]. Porto Alegre, 2021d. 1 fotografia.
NOGUEIRA, Manoela Farias. [Epigrama no Parque Farroupilha, nº 685]. Porto Alegre, 2021e. 1 fotografia.
NOGUEIRA, Manoela Farias. Não vê no meio da sala as relíquias do Brasil: exercícios sobre a memória da ditadura civil-militar brasileira. 2021. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021f.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34, 1995.
REGINATTO, Luísa. [Carlos Lamarca estudou aqui]. Porto Alegre, 2021. 1 fotografia.
ROMAGNA, Maria Eduarda. Imóvel que abrigou o Dopinha é anunciado em site de aluguel: ‘Linda casa de época moderna’. Sul-21, Porto Alegre, 2 ago. 2022.
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São Paulo: Ed. da Unesp, 2010.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Antimonumentos: trabalho de memória e de resistência. Psicologia USP, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 49-60, 2016. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/0103-6564D20150011. Acesso em: 7 jul. 2023.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 73-98.
SHOAH. Direção: Claude Lanzmann. Cinematografia: Dominique Chapuis; Jimmy Glasberg; Phil Gries; William Lubtchansky. Edição: Ziva Postec;, Ana Ruiz. Manhattan: Filmes nova-iorquinos, 1985. (566 min).
TEIXEIRA, EVANDRO. A queda do motociclista da FAB-Rio. Rio de Janeiro, 1965. 1 fotografia.
YATES, Frances Amelia. A arte da memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Giancarlo Backes Couto, Cristiane Freitas Gutfreind

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).