Carreira e trabalho: quem é o assessor de imprensa em Imperatriz (MA)?
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.104-122Palavras-chave:
Perfil profissional. Assessoria de imprensa. Imperatriz (MA). Mapeamento. Mercado de trabalho.Resumo
A proposta desta pesquisa é traçar o perfil do profissional que trabalha em assessoria de imprensa em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. O mapeamento levanta características relacionadas à formação, à renda, às atribuições e às condições de trabalho dos profissionais que atuaram neste cargo em 2017, nesse município. Para isso, um questionário semiestruturado online, com 23 questões, foi aplicado por meio da ferramenta Google Forms e enviado para os 37 profissionais mapeados como atuantes no mercado local. Destes, 32 responderam. Os resultados apontam que o mercado de assessoria de imprensa na cidade cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos, o que se configura, efetivamente, em mais empregos para jornalistas, ainda que precise de melhorias nas condições de trabalho e na remuneração.
Downloads
Referências
CARVALHO, Gil. Entrevista concedida pelo jornalista para este artigo. Imperatriz, 27 jun.2017.
CHAFI, Braide Junior. Entrevista concedida proprietário da Canal Comunicação para este artigo. Imperatriz, 9 jun.2017.
CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem anos de Assessoria de Imprensa. In: DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2009. p. 33-51.
CHINEM, Rivaldo. Assessoria de imprensa: como fazer. São Paulo: Summus, 2003.
DANTAS, Juliana. Perspectivas da prática profissional do jornalista assessor de imprensa: o ethos, a identidade e as reflexões deontológicas no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de imprensa de Natal-RN. 2014. Dissertação (Mestrado em em Estudos da Mídia) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
DRUCK, Graça. Trabalho, precarização e resistências: novos e velhos desafios? Caderno CRH, Salvador, v. 24, n. 1, p. 37-57, 2011.
DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2009.
FENAJ. Manual de assessoria de comunicação/imprensa. Brasília: FENAJ, 2007.
FRANKLIN, Adalberto. Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz. Imperatriz: Ética, 2008.
FIGARO, Roseli; NONATO, Cláudia; GROHMANN, Rafael. As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. São Paulo: Atlas, 2013.
GEHLEN, Marco Antonio. Release nos jornais O Progresso e Correio Popular, de Imperatriz (MA). In: HOLFELDT, Antonio; GONÇALVES, Francisco (org.). Teorias da comunicação: leituras e aplicações. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. p. 59-80.
GEHLEN, Marco Antonio. Amostragem e Inferência nas Pesquisas em Jornalismo. Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2014, Palhoça. p. 1-12.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostras de domicílios – síntese de indicadores de 2013. Rio de Janeiro, 2015.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População residente segundo as unidades da Federação. Diário Oficial da União, 2018a, nº167, p. 55.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: 2018b.
KOPPLIN, Elisa; FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 5. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzato, 2009.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2008.
MAG. Entrevista concedida pelo proprietário da Palavra Comunicação para este artigo. Imperatriz, 9 jun.2017.
MARTINUZZO, José Antônio. Seis questões fundamentais da assessoria de imprensa estratégica em rede. Rio de Janeiro: Muad, 2013.
MICK, Jackes. A precarização e o trabalho dos jornalistas brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 11., 2013, Brasília. Anais [...]. Brasília: SBPJor, 2013. p. 168-169.
MICK, Jackes; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. São Paulo: Insular, 2013.
MIZUKAMI, Pedro; REIA, Jhessica; VARON, Joana. Mapeamento da mídia digital no Brasil. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, 2014.
MORAIS, William Castro. O perfil do jornalista de Imperatriz nas emissoras de televisão, rádio e jornal impresso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2010.
SILVA, Vanessa de P. M. Quem somos? Perfil do formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo de Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus Imperatriz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Thaísa Cristina Bueno, Jordana Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).