Comunicar os riscos na sociedade da incerteza
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.21-40Palavras-chave:
Comunicação. Riscos. Sociedade de incertezas. Marco de Sendai.Resumo
Este texto oferece uma abordagem teórica para apoiar um modelo de Comunicação Social de riscos e incertezas que, por um lado, estruture os vários passos necessários para identificar e definir a comunicação de riscos e de incertezas e, por outro, examine o papel da comunicação em abordagens como a do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres. A cada época correspondem diferentes formas de perceber e prever a instabilidade social para denominá-la e construi-la de forma significativa como um espaço do entorno circundante que demanda a máxima atenção dos sujeitos. Atualmente, é comum que se fale dos riscos para caracterizar nossas sociedades, mas nesse tipo de generalização costuma-se referir a situações de instabilidade muito mais complexas do que parecem e que nem sempre foram capazes de serem controladas somente com a previsão. Os conhecimentos e tecnologias não têm reduzido os níveis de fragilidade social e, mais ainda, as apreciações que fazem os indivíduos sobre as situações instáveis costumam incrementar historicamente os níveis de vulnerabilidade real, sobretudo porque se deixam influenciar pelo ponto de vista dos principais mediadores sociais.Downloads
Referências
DELUMEAU, Jean. El miedo en Occidente. Madrid: Taurus, 2002.
GIL CALVO, Enrique. Riesgo, incertidumbre y medios de comunicación. In: MORENO CASTRO, Carolina. Comunicar los riesgos. Ciencia y tecnología en la sociedad de la información. Madrid: Organización de los Estados Iberoamericanos; Biblioteca Nueva, 2009. p. 185-197.
MARCO DE SENDAI PARA LA REDUCCIÓN DEL RIESGO DE DESASTRES 2015-2030. UNISDR: Ginebra, 2015.
PIÑUEL RAIGADA, José Luis; LOZANO ASCENCIO, Carlos. Ensayo general sobre la comunicación. Barcelona: Paidós, 2006.
VICTOR, Cilene. Comunicação de riscos de desastres no contexto das mudanças climáticas: muito além do jornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2015, São Paulo. Anais… São Paulo: INTERCOM, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carlos Lozano Ascencio, Márcia Franz Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).