Reflexões sobre as pesquisas em TV no Brasil - propostas metodológicas e formas de análise dos telejornais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.146-162Palabras clave:
Televisão. Telejornalismo. Audiência.Resumen
A TV completa 65 anos no Brasil em 2015. Muito diferente e mais abrangente do que a pioneira TV Tupi, de São Paulo, em sua primeira transmissão em setembro de 1950, a televisão no Brasil atinge o público em diversas plataformas, suportes e dispositivos. E continua sendo a principal fonte de informação para os brasileiros. Por isso deve ser estudada com atenção e interesse. Este é o foco do presente texto. As formas de análise dos conteúdos informativos transmitidos pela TV devem evoluir e avançar, da mesma forma que as emissoras fazem em relação aos seus públicos e audiências. Faremos uma recuperação histórica e cronológica das fases da TV no país e dos grupos de pesquisas voltados para os estudos na área. A metodologia será estudo de caso, com observação participante. O objetivo é o de construir coletivamente propostas metodológicas que permitam análises dos telejornais de forma precisa e aprofundada.
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