Os circuitos comunicativos e a construção da cidadania no ciberespaço: tramas do sentido em redes de weblogs

Autores

  • Adriano Warken Floriani
  • Valdir Jose Morigi

Palavras-chave:

Comunicação e cidadania. Circuitos comunicativos. Mídia digital.

Resumo

A idéia de circuito comunicativo, no mundo contemporâneo, está associada ao processo da comunicação mediada e à sua complexidade. Com o objetivo de verificar qual o papel dos circuitos na formação de redes e na construção da cidadania, procurou-se mostrar como se caracterizam os circuitos, a partir do estudo realizado em weblogs. A comunicação narrativa é construída acionando os três momentos presentes na dinâmica do circuito (produção, difusão e uso/aceitação de informações). Assim, numa relação dialógica entre subjetividade e objetivação, as narrativas formam tramas de sentidos, responsáveis pelos intercâmbios das significações e pela mobilização dos cidadãos no ciberespaço. A cidadania está relacionada aos recursos simbólicos, necessários aos indivíduos para coordenarem suas ações num mundo marcado por incertezas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Warken Floriani

Jornalista e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Valdir Jose Morigi

Doutor em Sociologia, professor Adjunto do Departamento de Ciências da Informação (FABICO / UFRGS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM / UFRGS).

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

Floriani, A. W., e V. J. Morigi. “Os Circuitos Comunicativos E a construção Da Cidadania No ciberespaço: Tramas Do Sentido Em Redes De Weblogs”. Intexto, nº 14, março de 2025, p. 80-92, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4252.

Edição

Seção

Artigos