Paródia/carnavalização e função poética em A Invenção do Brasil
Palavras-chave:
Função. Poética. Paródia. Carnavalização.Resumo
A concepção de paródia/carnavalização de Mikhail Bakhtin e a função poética, conforme a concepção de Roman Jakobson, são as teorias que fundamentam a nossa análise da minissérie A invenção do Brasil. No geral, as obras que abordam momentos históricos seguem uma linha "educativa", centrada na verossimilhança, no naturalismo, e na função emotiva da linguagem, que possibilita o processo catártico. Essa minissérie vai na contra-mão, pois no lugar de apresentar verdades absolutas, indaga o tempo inteiro, lembrando ao telespectador que toda versão é sempre uma posição ideológica diante do mundo. A função poética da linguagem, que brinca com a mensagem, é uma presença constante, fazendo relações de momentos diferentes de nossa história. A paródia/carnavalização é outro ponto que mostra as diferenças entre essa obra e outras produções; parte de uma lenda, inverte papéis, deixando o telespectador com mais indagações do que certezas sobre o nosso passado apregoado pela história oficial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).