Crítica, perplexa, de intervenção e de denúncia: a pesquisa já foi assim na América Latina
Palavras-chave:
Teoria da Comunicação. América Latina. Tendências.Resumo
A intenção, neste texto, é refletir sobre a pesquisa desenvolvida na América Latina, com o objetivo de denunciar a comunicação de massa, identificando seus pressupostos teórico-metodológicos e a localização de seus pólos de difusão. Identifico, na teoria crítica a inspiração epistemológica; na realidade latino-americana a emergência de intelectuais comprometidos que deram guarida a este enfoque; e na Venezuela, Chile e México os países que melhor acolheram esta matriz. Por fim, pretendo acompanhar as apropriações acadêmicas, sociais e culturais desta perspectiva teórico-política que fundou a pesquisa em comunicação na América Latina e onde se encontram seus desdobramentos nos dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).