Uma procissão de pequenos apocalipses
o imaginário póstumo de Sinal e Ruído
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.130312Palavras-chave:
sinal e ruído, apocalipse, nacronismo, imaginárioResumo
Podem as obras do passado incorporar imagens e modos de ver que historicamente as sucedem? Este estudo se debruça sobre a novela gráfica Sinal e ruído, de Neil Gaiman e Dave McKean de 1992, para tratar da ressonância póstuma das imagens, a partir da temática do apocalipse. Parte-se da problemática segundo a qual o modo como lidamos, hoje, com o passado o ressignifica enquanto passado, o qual, não obstante, nos constituiu e nos trouxe a este presente. Por fim, depreende-se do imaginário póstumo da obra estudada a figura benjaminiana do pós-narrador, que cumpre a tarefa paradoxal e anônima de rememorar todas as almas pretéritas e presentes que seguem em procissão rumo ao esquecimento.
Downloads
Referências
A ROBOT wrote this entire article. Are you scared yet, human? The Guardian, Londres, 8 Sept. 2020. Opinion, Artificial intelligence (AI).
BECCARI, Marcos N. Realismos: a estética do real. São Paulo: Edições 70, 2022.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.
BENJAMIN, Walter A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BLOW-UP. Direção: Michelangelo Antonioni. Produção: Carlo Ponti. Roteiro: Michelangelo Antonioni e Tonino Guerra. Intérpretes: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles et al. Música: Herbie Hancok. California: MGM, 1966. 1 DVD (111 min).
COOMASARU, Edwin; DEICHERT, Theresa (eds.). Imagining the apocalypse: art and the end times. London: Courtauld, 2022.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DE VOLTA para o futuro. Direção: Robert Zemeckis. Produção: Bob Gale e Neil Canton. Roteiro: Robert Zemeckis e Bob Gale. Intérpretes: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson et al. Música: Alan Silvestrini. California: Universal Pictures, 1985. 1 DVD (116 min).
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
FEAVER, William. John Martin: painting the apocalypse. The Guardian, Londres, 8 Sept. 2011. Culture, Painting.
FERGUSON, Niall. Doom: the politics of catastrophe. New York: Penguin, 2021.
FILHOS da esperança. Direção: Alfonso Cuarón. Produção: Marc Abraham et al. Roteiro: Alfonso Cuarón et al. Intérpretes: Clive Owen, Julianne Moore, Michael Caine et al. Música: John Tavener. California: Universal Pictures, 2006. 1 DVD (109 min). Baseado no romance The children of men de P. D. James.
FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
FOSTER, Hal. O que vem depois da farsa? São Paulo: Ubu, 2021.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. p. 55-86.
GAIMAN, Neil; McKEAN, Dave. Signal to noise. 6th expanded ed. London: Bloomsbury, 2006.
GAIMAN, Neil; McKEAN, Dave. Sinal e ruído. São Paulo: Conrad, 2011.
HEARTNEY, Eleanor. Doomsday dreams: the apocalyptic imagination in contemporary art. Chichester: Silver Hollow, 2019.
KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
LERNER, Ben. 10:04. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2014.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
MANET, Édouard. Le Torero mort. 1864/1865. Pintura óleo sobre tela. Washingotn. Coleção National Gallery Art.
McGINN, Bernard; COLLINS, John J.; STEIN, Stephen J. (eds.). The continuum history of apocalypticism. New York: Continuum, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
OROZCO,Gabriel. Isla en la isla (Island within an island). 1993. 1 fotografia impressa em cibacromo16 x 20 polegadas. Minneapolis. Coleção Walker Art Center.
PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; ALMEIDA, Rogério de. Às portas da biblioteca de Babel. Jornal da USP, São Paulo, 9 fev. 2023.
RICHTER, Gerhard. Man shot down. 1988. Pintura óleo sobre tela. New York. Coleção Museum of Modern Art.
RICOEUR, P. Hermenêutica e ideologias. Petrópolis: Vozes, 2008.
ROSE, Gillian. Visual methodologies: an introduction to researching with visual materials. Los Angeles: SAGE, 2016.
ROSENTHAL, Norman (ed.). Apocalypse: beauty and horror in contemporary art. London: Royal Academy, 2000.
SOLDADO moribundo. [Autor italiano desconhecido]. Século XVII. 1 original de arte, pintura óleo sobre tela. Londres. Coleção National Gallery.
STERLING, Bruce. Web semantics: microsoft project turing introduces Turing Natural Language Generation (T-NLG). WIRED, New York, 13 Feb. 2020.
TATE BRITAIN. Archive journeys: tate history, the flood. London, 1 Sept.2003.
THE CLOCK. Direção: Christian Marclay. Minneapolis: Walker Art Center, 2010. 1 DVD (1440 min).
WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. The destruction of Pompeii and Herculaneum. In: WIKIPEDIA: the free encyclopedia. Wikipedia, San Francisco, 24 Apr. 2023.
WARBURG, Aby. A renovação da antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas. São Paulo: Ubu, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Namba Beccari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.