A construção do título em capas de revistas
uma discussão sobre o formato em nove anos da TPM
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.121279Palavras-chave:
títulos jornalísticos, revista, TPM, manchetes, estiloResumo
Este artigo busca compreender o processo de construção estilística em títulos de revistas, tendo como recorte a revista TPM. Ainda que seja um delineamento pontual e não abarque, efetivamente, todas as normas para um título neste suporte, a proposta pretende contribuir para o entendimento de suas manifestações estruturantes tendo como desenho um veículo segmentado e de periodicidade mensal. Para o recorte do estudo foram coletados 527 títulos (manchetes), publicados nas capas de nove anos de publicação. O estudo adotou como base metodológica a pesquisa descritiva, alicerçada no ferramental da Análise de Conteúdo. Conclusivamente o estudo aponta para padrões de escrita muito diferentes dos usualmente adotados nos títulos de conteúdos noticiosos, tanto em jornais impressos quanto em sites, e amplamente debatido em manuais de redação e na literatura especializada.
Downloads
Referências
ABRIL. Como escrever bem para nossas revistas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
AMARAL, Luiz de. Técnica de jornal e periódico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1982.
ASSUMPÇÃO, Maria Elena Ortiz; BOCCHINI, Maria Otília. Para escrever bem. São Paulo: Malone, 2006.
BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo. São Paulo: Ática, 1974.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BELTRÃO, Luiz. A imprensa informativa. São Paulo: Folco Masucci, 1969.
BUENO, Thaísa; REINO, Lucas Santiago Arraes. Título de revista: uma discussão sobre o formato a partir dos modos de escrita em nove anos da TPM. In: INTERCOM – CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44., 2021, virtual. Anais [...]. Recife: Universidade Católica de Recife, 2021. p. 1-16.
BUENO, Thaísa; REINO, Lucas Santiago Arraes. SEO no jornalismo: títulos testáveis e suas implicações. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 98-112, nov. 2019.
CARDOSO, Carla Rodrigues. Nos bastidores do óbvio: A capa e newsmagazine como Dispositivo de Comunicação. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5., 2007, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2007. p. 590-601.
COMASSETTO, Leonardo Ramires. As razões do título e do lead: uma abordagem cognitiva da estrutura da notícia. Dissertação (Mestrado em Letras/Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
DOUGLAS, Joaquim. Jornalismo: a técnica do título. São Paulo: Agir, 1966.
ERBOLATO, Mário. Técnicas de Codificação em Jornalimo. São Paulo: Ática, 1991.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
FOLHA DE S. PAULO. Manual da redação: as normas de escrita e conduta do principal jornal do país. Publifolha: São Paulo, 2021.
GARCIA, Luiz. Manual de redação e estilo. São Paulo: Globo, 1993.
GRADIM, Anabella. Manual de jornalismo. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2000.
HENRIQUES, Claudio Cezar. Estilística e discurso: estudos produtivos sobre texto e expressividade. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006.
LAGE, Nilson. A linguagem Jornalística. São Paulo: Ática, 1985.
KOPP, Rudinei. Design para capas de revistas: padronização e flexibilização. In: FELIPPI, Ângela; SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana (org.). Edição de imagens em jornalismo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008. p. 210-240.
MANUAL DE REDAÇÃO E ESTILO DE O ESTADO DE S. PAULO. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.
MEDINA, Jorge Bomfim. Gêneros jornalísticos: repensando a questão. Revista Simpolium, São Paulo, v.1, n. 1, p. 45-55 jan./jun., 2001.
MARQUES DE MELO, José de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
MOREIRA, Juzelly Fernandes Barreto. Estilo, texto e sentido. Natal: Editora IFRN, 2019.
FORGEARINI NUNES, Maria. Capas Da Cacique: Efeitos De Sentido Da Infância, Do Brincar E Da Brincadeira Nos Anos 1950 Em Uma Revista Infantil. Caderno de Resumos do Congresso de Leitura do Brasil, [S. l.], v. 1, n. 1, [s. p.], 2021.
PEREIRA JR., Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PINTO, Ana Estela de Sousa. Jornalismo Diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.
PRETTO, Juliana Regina. O estilo Jornalístico. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 3, n. 38, p. 481-491, 2009.
REINO, Luciana da Silva Souza. Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2003.
SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de Redação: o texto nos meios de informação. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1982.
SOUZA, Maurini de; MANDAJI, Carolina Fernandes; MERENCIO, Priscilla Terhaag. Discursos do Feminino na Contemporaneidade: Revista TPM. Revista Ártemis, João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 102-115, jan./jul. 2016.
TPM. São Paulo: Editora Trip. Edição 133, julho de 2013.
TPM. São Paulo: Editora Trip. Edição 172, setembro de 2017.
TRIP; TPM. Mídia Kit 2022. Revista Trip, São Paulo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaísa Cristina Bueno, Lucas Reino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).