A Nike e o Brasil imaginado: a produção do comercial Mandingas para a Copa do Mundo de 2010

Autores

  • Fabio Eloi de Oliveira Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)
  • Dimas A. Künsch Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.108576

Palavras-chave:

Comunicação, Publicidade, Imaginário social, Compreensão, Nike

Resumo

Os quatro comerciais de lançamento das campanhas da Nike para as Copas do Mundo de 2006 a 2018, e particularmente o mais extenso deles, Mandingas, para a Copa de 2010, constituem o objeto deste ensaio, com foco no Brasil imaginado do qual essa produção publicitária deriva. Pretende-se mostrar como a maior empresa de artigos esportivos do mundo interage com o imaginário social, num duplo sentido, tanto da busca de seus referenciais nesse imaginário como, ao mesmo tempo, de alimento e reprodução dessas construções simbólicas por meio dos filmes produzidos. Metodologicamente, a pesquisa toma por base a Hermenêutica de Profundidade, como formulada por John B. Thompson, com o suporte da análise de conteúdo e à luz mais ampla da compreensão como método. O texto espera promover a compreensão a respeito de como a publicidade pode atuar como formadora de vínculos entre a marca e o seu público, o que significa, no caso específico, com a própria nação brasileira.

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Biografia do Autor

Fabio Eloi de Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e docente dos cursos de Comunicação e Administração da mesma instituição.

Dimas A. Künsch, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Doutor em Ciências da Comunicação pla Universidade Metodista de São Paulo (USP).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Oliveira, F. E. de, e D. A. Künsch. “A Nike E O Brasil Imaginado: A produção Do Comercial Mandingas Para a Copa Do Mundo De 2010”. Intexto, nº 52, outubro de 2021, p. 108576, doi:10.19132/1807-8583202152.108576.

Edição

Seção

Artigos