Percursos errantes nas margens da música pop
uma experiência sonora de diferenças
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.102775Palabras clave:
Experiência, Alteridade, Diferença, Música Pop, SingularidadeResumen
O presente texto busca processos de diferenciação a partir das margens da música pop. Tomamos Walter Benjamin como ponto de partida metodológico, seu percurso errante (flânerie) pela moderna metrópole, para propor uma abertura às diferenças sonoras. O caminho nos conduz à experiência de si, menos mediada por regimes midiáticos dominantes, pois a escuta musical aqui se aproxima do experimento proposto por Giorgio Agamben, que se afirma enquanto singularidade. Identifica-se então, na sonoridade de algumas obras, a possibilidade de uma escuta radicalmente aberta que desloca os paradigmas de reconhecimento da música pop nas mídias. O resultado é uma experiência comunicacional de fruição permeada por diferenças e alteridades, que revisa as desigualdades narrativas no cenário da globalização.
Descargas
Citas
AGAMBEN, G. A experiência da língua. Rio de Janeiro: Circuito, 2018.
AGAMBEN, G. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BCUC - Yinde (Glastonbury 2019). [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (5:58 min.). Publicado pelo canal BBC Music. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wXoGLlcXKdo. Acesso em: 05 ago. 2021.
BENJAMIN, W. Alegoria e drama barroco. In: BENJAMIN, W. Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix / Editora da Universidade de São Paulo, 1986, p. 17-40.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BUCK-MORSS, S. Hegel e Haiti. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 30, n. 2, jul, p. 131-171, 2011.
CARLINHOS Brown - Agredido no Rock in Rio no ano de 2001. [S. l.: s. n.], 2001. 1 video (3:34 min.). Publicado pelo canal Tavinho003. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tzusee-rHcg. Acesso em: 16 ago. 2021.
CUNHA JR, H. NTU: Introdução ao pensamento filosófico Bantu. Educação em Debate. Fortaleza, v. 1, n. 59, ano 32, p. 25-40, 2010.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. São Paulo: Paz e terra, 2018.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2008.
FERREIRA, P. P. Música eletrônica e xamanismo: técnicas contemporâneas do êxtase. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006
GRUZINSKI, S. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2006.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
IFRIQIYYA Electrique – He Eh Lalla. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (3:50 min.). Publicado pelo canal GlitterbeatTV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nclDsJtA7ns. Acesso em: 10 ago. 2021.
LAPOUJADE, D. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
LAZZARATO, M. Signos, máquinas e subjetividades. São Paulo: N-1 Edições, 2014.
LOTMAN, I. M. La semiosfera I. Semiótica da cultura y del texto. Madri: Ediciones Frónesis Cátedra Universitat de Valencia, 1996.
MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
MBEMBE, A. Crítica da razão negra. 2. ed. Lisboa: Antígona, 2017.
MBEMBE, A. Variations on the beautiful in the congolese world of sounds. Politique Africaine, Paris, v. 100, n. 4, p. 69-91, 2005.
M.I.A. - Borders. Direção: M.I.A. [S. l.]: Interscope Records, 2016. 1 vídeo (4:42 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r-Nw7HbaeWY. Acesso em: 10 ago. 2021.
M.I.A. - Born Free. [S. l.: s.n.], 2010. 1 vídeo (9:06 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IeMvUlxXyz8&t=27s. Acesso em: 12 ago. 2021.
NKOSI, J. A physically, as well as emotionally moving style of expression. [S. l.: s.n.], [2020?]. Black Major. Disponível em: https://blackmajor.co.za/artist/bcuc/. Acesso em: 25 jul. 2021.
PATIFE Band - 28/03/2015 -"Show Completo" - Sesc Belenzinho - São Paulo. [S. l.: s.n.], 2015. 1 vídeo. Publicado pelo canal Bolivia & Cátia Rock.
REYNOLDS, S. Generation Ecstasy: into the world of techno and rave culture. New York: Routledge, 1999.
SARLO, B. Siete ensayos sobre Walter Benjamin. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2007.
SESC POMPEIA. 40 anos de punk. [S. l.: s.n.], 1 nov. 2017. Facebook: Sesc Pompeia @sescpompeia. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/sescpompeia/photos/-40-anos-de-punkpara-comemorar-os-40-anos-que-o-punkrock-completa-em-2017-o-sesc/1710765582301192/. Acesso em: 20 jun. 2020.
SID Moussa Iemanjá - DJ Tudo e sua gente de todo lugar. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (1:15 min.). Publicado pelo canal Selo Mundo Melhor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IOxxphCrR4M. Acesso em: 4 set. 2021.
SILVEIRA, F. Rupturas Instáveis. Entrar e sair da música pop. Porto Alegre: Libretos, 2013.
STASI, C. O instrumento do “Diabo”: música, imaginação e marginalidade. São Paulo: Unesp, 2011.
STEVE Buscemi on The Clash and Grandmaster Flash. [S. l.: s.n.], 2013. 1 vídeo (0:32 seg.). Publicado pelo canal Andrey Milevskiy. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=695-EfHwDNc. Acesso em: 20 ago. 2021.
THE CLASH-Washington Bullets. [S. l.: s.n.], 2014. 1 vídeo (3:51 min.). Publicado pelo canal PunkFan77. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MT-LyKFvlFc. Acesso em: 15 ago. 2021.
VARGAS, H.; CARVALHO, N. F. Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura. Galáxia, São Paulo, n. 41, p. 140-153, mai./ago. 2019.
VARGAS, H.; CARVALHO, N. F.; CHIACHIRI, R. Singularités et différences dans la musique pop: une révision de l’expression “world music”. Hermès, Paris, n. 86, v. 1, p. 128-135, 2020.
VIDEO Clip "É hoje, é hoje…" - DJ Tudo e sua gente de todo lugar com Dona Neta e Lucia. Produção de DJ Tudo. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (4:08 min.). Publicado pelo canal Selo Mundo Melhor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7lC7V82AfM0. Acesso em: 2 set. 2021.
VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Nilton Faria de Carvalho, Herom Vargas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).