Percursos errantes nas margens da música pop

uma experiência sonora de diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.102775

Palavras-chave:

Experiência, Alteridade, Diferença, Música Pop, Singularidade

Resumo

O presente texto busca processos de diferenciação a partir das margens da música pop. Tomamos Walter Benjamin como ponto de partida metodológico, seu percurso errante (flânerie) pela moderna metrópole, para propor uma abertura às diferenças sonoras. O caminho nos conduz à experiência de si, menos mediada por regimes midiáticos dominantes, pois a escuta musical aqui se aproxima do experimento proposto por Giorgio Agamben, que se afirma enquanto singularidade. Identifica-se então, na sonoridade de algumas obras, a possibilidade de uma escuta radicalmente aberta que desloca os paradigmas de reconhecimento da música pop nas mídias. O resultado é uma experiência comunicacional de fruição permeada por diferenças e alteridades, que revisa as desigualdades narrativas no cenário da globalização.

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Biografia do Autor

Nilton Faria de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Foi repórter de web TV, cobrindo Cidades e Cultural. Trabalhou em editora como jornalista, produzindo conteúdo para jornal e revista (ambas as publicações com enfoque regional), em editorias de Cidades, Cultura e Política. Além disso, possui experiência em agências de comunicação e conteúdo. Foi responsável pelo setor de Comunicação do Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados da Caritas São Paulo, projeto do terceiro setor voltado a direitos humanos, refúgio, migração (e parceiro da Agência da ONU para Refugiados). Membro do grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura, suas pesquisas recentes abordaram conceitos de memória, narrativas de vida, experiência comunicacional, teorias da diferença, semiótica, epistemologias do Sul, música pop e metodologias de pesquisa narrativa. Atualmente é professor substituto no curso de Jornalismo (Faculdade de Comunicação e Artes) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Herom Vargas, Universidade Metodista de São Paulo

Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2016. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de S. Caetano do Sul (USCS), de 2008 a 2015, tendo coordenado o Programa entre 2013 e 2015. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado (1994) e doutorado (2003) em Comunicação e Semiótica também pela PUC-SP e pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP (2015). Foi membro da diretoria da seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL) como editor (2012-2014) e como vice-presidente (2014-2016). É autor do livro Hibridismos Musicais de Chico Science & Nação Zumbi (Ateliê Editorial, 2007) e organizador de quatro livros: Mutações da Cultura Midiática (Paulinas, 2009), Linguagens na mídia: transposição e hibridização como procedimentos de inovação (EdiPUC-RS, 2013), De norte a sur: música popular y ciudades en América Latina - apropiaciones, subjetividades y reconfiguraciones (Mérida/ México, Secretaría de la Cultura y las Artes de Yucatán 2015), e Comunicação, Mídias e Temporalidades (EdUFBA/Compôs, 2017). É líder do grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura - MAC (CNPq), no PósCom da UMESP. Tem artigos em diversas revistas acadêmicas e pesquisas envolvendo os seguintes temas: música popular, música e comunicação, estéticas e linguagens midiáticas e memória nas mídias.

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

Carvalho, N. F. de, e H. Vargas. “Percursos Errantes Nas Margens Da Música Pop: Uma Experiência Sonora De diferenças”. Intexto, nº 53, julho de 2022, p. 102775, doi:10.19132/1807-8583202253.102775.

Edição

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Artigos