Não se fazem mais famílias como antigamente? Um exercício de leitura de imagem

Autores

  • Camila Salvá UFRGS

Palavras-chave:

Anico Herskovits. Xilogravura. Família. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente trabalho foi um exercício de leitura de imagem realizado no ano de 2018, no contexto da disciplina de Laboratório de Pesquisa em História da Arte II, em que visitei a reserva técnica da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (PBSA) com alguns de meus colegas. O processo de leitura deu-se, portanto, de duas formas: ora como processo de leitura individual, ora compartilhado, conversando com os colegas. Também tive uma muy agradável conversa com a artista na tarde do dia 22 de junho de 2018, o que enriqueceu as possibilidades de interpretação não alcançadas pela minha leitura da obra. O texto aqui apresentado é uma edição do texto original, com alguns deslocamentos1 e pequenas adições que, no meu entendimento, tornaram mais fluída a sua leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Salvá, UFRGS

Graduanda do Bacharelado em História da Arte pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como bolsista de iniciação científica pela mesma IFES, orientada pela Prof. Dra. Paula Viviane Ramos, obtendo o Prêmio Destaque da Sessão do XXX SIC UFRGS 2018 - Indicação ao Prêmio Jovem Pesquisador. Atualmente, trabalha no programa educativo do Instituto Ling. Também é professora de história da arte em um curso pré-vestibular, bem como mediadora voluntária no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Salvá, C. (2021). Não se fazem mais famílias como antigamente? Um exercício de leitura de imagem. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 4(5), 48–57. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/99308

Edição

Seção

Artigos