Entre a possibilidade e o real:
Artemisia Gentilesch
Resumo
Analisar a pintura e o contexto da representação realizada por Artemisia Gentileschi (1593-1656) da passagem bíblica Suzana e os Anciãos (1610), em comparação ao raio-X da mesma imagem divulgado pela restauradora Kathleen Gilje em 1998, constitui o foco deste texto. Comparar as diferentes mídias nos permite revisitar traumas experienciados pela artista, bem como perquirir separando realidade de ficção na intenção de alcançar o caráter documental da pintura e os seus desdobramentos na contemporaneidade. Cumpre informar que o ensaio que se apresenta se vale da descrição densa acompanhado de análise formal da obra em questão, tendo como base a bibliografia especializada na artista. Contudo, mesmo em face do horizonte teórico, não abandonamos a interpretação dos fatos, de maneira a tornar-se fundamental no texto.
Palavras-chave: Arte; Assédio; Ficção; Pintura; Raio-X.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Ícone autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Normas e formulários de direitos autorais
seção tradução: diretrizes internacionais de direitos autorais, seguindo as normas para publicação desta revista (ver item Tradução).
imagens dentro de artigos: o autor será responsável por detectar a necessidade ou não de uma autorização de uso de imagem. Todos os autores deverão assinar um termo de responsabilidade pelo uso das imagens contidas em seus artigos.
capa: envio de termo de autorização de uso de imagem submetida ao processo de avaliação, no caso de aceite. O termo deve conter também a autorização para uso da imagem em mídias sociais e demais divulgações da publicação.