Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Artigos Acadêmicos


    O formato do arquivo para a submissão de artigos/resenhas/traduções deverá ser Microsoft Word (.doc) ou RTF (.rtf). Somente serão aceitos, por ora, artigos escritos em língua portuguesa.

    Os autores dos trabalhos submetidos não poderão ser identificados no corpo do texto, nome e propriedades dos arquivos, em atendimento ao requisito de avaliação-cega adotado. Notas e citações que possam remeter à identidade dos autores também deverão ser excluídas, sob risco de rejeição do texto pela infração da norma.

    Os artigos devem conter no mínimo 11.000 e no máximo 40.000 caracteres (incluindo espaços).

    O tamanho do arquivo não deve exceder 4 MB. Os artigos serão submetidos por meio do site da revista: http://seer.ufrgs.br/icone. Não serão aceitas submissões por email (exceto na seção capa, na qual as submissões são feitas exclusivamente por email).

    Os artigos deverão vir acompanhados de título em língua portuguesa e da sua devida tradução para o inglês, espanhol, francês ou alemão; assim como de um resumo com extensão de no mínimo 400 e no máximo 500 caracteres (incluindo espaços), contendo, abaixo do mesmo, de 3 a 5 palavras-chave (todos os demais itens devem ser também devidamente traduzidos).

    As notas de rodapé devem restringir-se a esclarecimentos adicionais ao texto. As referências deverão vir ao final e devem estar de acordo com as normas usuais da ABNT (NBR 6023). Quando houver citações no corpo do texto, as mesmas devem seguir o sistema Chicago (Autor, Data, Página).

    O formato de página adotado é A4 (21,0 x 29,7cm), com todas as margens 2,5 cm. O corpo do texto deve ser em tamanho 12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, sem recuos e justificado. Citações acima de 3 linhas deverão ser recuadas em 4 espaços, justificadas, em espaçamento simples e fonte 10. Citações abaixo desta quantidade de linhas deverão ser adequadas ao corpo do texto, com aspas. Termos destacados pelo autor, termos estrangeiros, títulos de livros, revistas, obras (dentre outros), no corpo do texto, devem estar em itálico.

    As imagens integrantes do artigo devem ser incluídas no final do texto, respeitando o número máximo de oito figuras, acompanhadas de legenda explicativa (inserir imagens com qualidade de 72 dpi ou mais). Ainda, devem ser enviadas com qualidade de impressão (extensão .JPG, com 300dpi para 15 cm de dimensão máxima), em arquivos anexos, com o mesmo título do texto e numeração correspondente a apresentação no mesmo. Ao ser enviado o texto, o autor deve encaminhar ao comitê editorial um documento assinado responsabilizando-se quanto a direitos autorais.  

    O completo preenchimento, pelo(s) autor(es), do formulário de submissão do artigo é imprescindível. Os autores também deverão preencher o perfil do autor no site da revista, apresentando um resumo do curriculum vitae, com até 500 caracteres (incluindo espaço) e endereço eletrônico para contato, na forma de texto corrido.

  • Resenhas


    Serão aceitas resenhas bibliográficas que tenham ocorrido dentro do tempo de 1 ano da escrita do texto.

    No caso de resenhas bibliográficas, devem ser informados os dados completos (ano, local de publicação, autor, tradutor, editora) e o ISBN da obra analisada. 

    As resenhas seguem as mesmas normas dos artigos, exceto pelos seguintes itens: 1) ao invés de resumo e palavras-chave, solicitamos uma mini-biografia do autor da resenha, de até 100 palavras, incluído em arquivo anexo (.doc ou .rtf) sem identificação do autor no nome do arquivo (apenas nome da resenha); 2) o texto deve conter de 5.000 a 10.000 caracteres (incluindo os espaços).
  • Texto Crítico de Exposições e Eventos


    Esta sessão recebe textos curtos de exposição, seja atrelado a uma temática ou questão, ou com objetivo de sintetizar a proposta de um evento, discutindo criticamente questões que atravessam o objeto analisado.

    Serão aceitos textos críticos de exposições que tenham ocorrido dentro do tempo de um ano da escrita do texto em (.doc ou rtf); 

    Devem ser informados os dados completos (ano, museu/galeria/espaço independente, cidade, e período de realização);

    Texto deve conter até 10 mil caracteres (incluindo espaços), e até duas imagens;

    Solicitamos uma mini-biografia do autor de até 100 palavras. em arquivo anexo (.doc ou .rtf) sem identificação do autor no nome do arquivo (apenas nome da exposição)

    As normas seguem gerais seguem as mesmas do texto em formato de artigo.
  • Entrevistas


    São aceitas entrevistas com profissionais, artistas, pesquisadores e pessoas que contribuam com discussões relevantes e relacionadas ao tema da revista. Partindo desse princípio, também são aceitas entrevistas que abordem ou se associem a temática de Dossiês.

    • O texto deve conter de 5 mil a 10 mil caracteres (incluindo os espaços);
    • A entrevista deve conter título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa, traduzidos também para o inglês, espanhol, francês ou alemão;
    • A entrevista deve trazer uma breve biografia dos autores;
    • Autores não poderão ser identificados nos textos para avaliação, apenas os entrevistados;
    • A entrevista deve conter introdução apresentando o entrevistado e informações sobre local e data de realização;
    • A entrevista deve ser em formato pergunta-resposta;
    • A entrevista deve conter referências bibliográficas e notas de rodapé;
    • Deve ser encaminhada para o e-mail revistaicone@gmail.com declaração de anuência do entrevistado para divulgação da entrevista, assim como para divulgação de imagens utilizadas;
    • A entrevista deve conter imagem do entrevistado;
    • As normas de formatação para a entrevista são as mesmas da seção Artigos;
    • Indica-se a participação de no máximo dois entrevistadores (nesses casos, é preciso constar as iniciais do responsável por cada pergunta).
    • Dá-se preferência para entrevistas com um entrevistado. Em caso de dois ou mais, deve-se indicar o responsável por cada resposta. 
  • Tradução


    Ícone aceita a tradução de artigos, entrevistas, ensaios, entre outros textos que tenham como temática o escopo da revista.

    As traduções seguem as mesmas normas dos artigos, exceto pela quantidade de caracteres, que devem ser entre 10.000 e 20.000 (incluindo espaços).

    As traduções devem seguir as diretrizes de direitos autorais, devendo constar em anexo uma autorização do autor do texto traduzido, devidamente assinada. Textos já em livre acesso (conforme diretrizes internacionais de direito autoral) devem conter também uma declaração na qual conste o ano de publicação da obra e a anuência do tradutor quanto à sua publicação.  

  • Capa

    De forma a contribuir para a divulgação do trabalho de artistas vinculados à instituições de ensino superior brasileiras (graduação ou pós-graduação), aceitamos a submissão de imagens de artistas visuais (fotógrafos, pintores, escultores, desenhistas, híbridos, performers, etc.) que tenham interesse em compor nosso banco de capas. As obras deverão ter relação com o escopo e foco da revista e podem ser enviadas de 1 a 5 imagens via email iconerevista@gmail.com em alta resolução (arquivo .jpg), apenas nomeadas com o nome do autor. Além da imagem, deve ser enviado um arquivo anexo em .doc ou .rft, seguindo as normas de publicação da revista, com uma minibiografia e explanação do trabalho em 1500 caracteres (com espaço), que pode ou não ser usado e alterado pela equipe editorial.  

    Os artistas podem enviar apenas um conjunto de imagens por número, sendo que elas farão parte do banco de imagens da revista e poderão ser solicitadas para números posteriores. Quando e se aceita, ao artista será solicitado o envio de um termo de autorização e cessão de direitos autorais devidamente assinado, conforme as diretrizes internacionais de direitos autorais, e, no caso de não retorno deste termo em até sete dias (a contar da data de envio do email de aceite), o artista perde o espaço da capa para o próximo aceito na lista de avaliação.  

    Casos omissos devem serão decididos pela equipe editorial.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos. Não serão aceitos trabalhos anteriormente divulgados em outras publicações acadêmicas. Não há restrições para a submissão de trabalhos divulgados em blogs ou outros meios eletrônicos similares.

Os trabalhos devem observar a pertinência temática da revista, restrigindo-se aos temas próprios do campo da História, Teoria e Crítica da Arte.

Admite-se a publicação de estudantes, professores e pesquisadores dos níveis de graduação e pós-graduação.

Só serão avaliadas as contribuições que estejam em concordância com o perfil e com o formato da revista, e que estejam de acordo com as normas aqui citadas.

Artigos rejeitados não serão aceitos em nova chamada. Só será permitido o envio de um arquivo por autor a cada número da revista. Sendo Ícone uma publicação semestral, o aceite do trabalho não implica a sua publicação no volume subsequente. No caso da não publicação imediata, o autor será contatado. Demais casos ficam a cargo da equipe editorial.

Não há cobrança de nenhum tipo de taxa para envio ou processamento de trabalhos.

Artigos

Política padrão de seção

A Capa

Ver Diretrizes para submissão, seção Capa.

Ensaios

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.