O duplo intimismo de Alice Brueggemann: Menino Lendo (1954)

Autores

  • Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira

Palavras-chave:

Alice Brueggemann (1917–2001). Artistas mulheres. Arte no Rio Grande do Sul. Práticas de leitura.

Resumo

Este trabalho é uma leitura de imagem da obra Menino lendo (1954), de Alice Brueggemann (1917–2001). Num primeiro momento, busco contextualizar a presença de mulheres no meio artístico do Rio Grande do Sul. A seguir, comento sobre a trajetória artística de Brueggemann e, por fim, analiso a obra Menino lendo, que compõe o acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, dialogando-a com outras obras que retratam crianças e as práticas da leitura.

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Biografia do Autor

Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira

Bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica nas seguintes pesquisas: Hanna Levy Deinhard: Sua Teoria, Seus Predecessores (fomento PIBIC CNPq-UFRGS e PROBIC FAPERGS-UFRGS) e Fundamentos Modernos da Arte Contemporânea: arte como experiência, velhas tecnologias e pluralismo artístico (fomento BIC-UFRGS), ambas orientadas pela Profª Drª Daniela Kern. Seu trabalho de conclusão de curso concentrou-se no estudo da relação entre a artista alemã Käthe Kollwitz (1867 – 1945) e a Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa, durante a República da China (1912 – 1949).

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Publicado

2021-03-19

Como Citar

Zimmer da Paz Pereira, A. A. (2021). O duplo intimismo de Alice Brueggemann: Menino Lendo (1954). Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 4(5), 10–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/91423

Edição

Seção

Artigos