Entre o abstracionismo geométrico e a figuração: uma análise crítica da obra de Neusa d’Arcanchy

Autores

  • Marcella Imparato Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Palavras-chave, Neusa D’Arcanchy, Arte brasileira, Nova-figuração.

Resumo

Neusa D’Arcanchy é uma artista carioca que, embora atualmente desconhecida no meio acadêmico, participou de importantes circuitos nacionais e internacionais entre a década de 60 e 70, como Bienais e Salões Nacionais, e foi contemplada por nomes relevantes da crítica, como Abelardo Zaluar e Quirino Campofiorito, reiterando a ascensão de sua carreira. Diante disso, propõe-se uma leitura crítica visando minimizar a lacuna existente na produção bibliográfica brasileira acerca de sua obra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Imparato, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte, na Universidade de São Paulo (USP). Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2015), com formação complementar na Università degli Studi di Siena (1/2014). Entre 2016 e 2018, foi também aluna de graduação em Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília, onde foi bolsista em iniciação científica pelo CNPq (1/2017 - 1/2018). Possui experiência como curadora e assistente, atuando, entre 2017 e 2018, na Casa da Cultura da América Latina (CAL - UnB).

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Imparato, M. (2019). Entre o abstracionismo geométrico e a figuração: uma análise crítica da obra de Neusa d’Arcanchy. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 4(4), 150–169. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/90618

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.