Religiões e religiosos afrobrasileiros em folhetos de cordel: diversidade de representações

Autores

  • Arthur Valle Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Literatura de cordel. Religiões afrobrasileiras. Candomblé. Umbanda. Identidades nas artes.

Resumo

O texto discute diversos modos como religiões e religiosos afrobrasileiros foram representados na literatura de cordel a partir da análise de um corpus de folhetos pertencentes ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e à Fundação Casa de Rui Barbosa. Nos folhetos analisados, observa-se a existência simultânea de representações nas quais as religiosidades afrobrasileiras são entendidas como um valioso patrimônio cultural e de representações racistas, cujas origens remontam a tempos coloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Valle, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Historiador da Arte e Professor no Departamento de Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS-UFRRJ) e no Mestrado Profissional em História UFRRJ. Doutorou-se em 2007 pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizou estágios pós- doutorais na Universidade Federal Fluminense e no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Seus temas de pesquisa principais são: Identidades nas artes visuais; Iconografia política; Culturas visuais afrobrasileiras; Intercâmbios artísticos transnacionais; Arte-Educação.

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Valle, A. (2021). Religiões e religiosos afrobrasileiros em folhetos de cordel: diversidade de representações. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 4(5), 26–46. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/91961

Edição

Seção

Artigos