Níveis de atividade física e uso de substâncias psicoativas em adolescentes escolares da região metropolitana de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.39628Keywords:
Atividade física, drogadição, estudantes, adolescentes.Abstract
Introdução: O presente estudo tem por objetivo analisar a associação entre o nível de atividade física como prática corporal inclusa na rotina de adolescentes e a utilização de substâncias psicoativas.
Método: Estudo transversal com 147 adolescentes escolares. Avaliou-se a prática de atividade física, o perfil de consumo e os dados sociodemográficos por meio de questionários. Resultados: Observou-se um percentual de adolescentes ativos de 44,2% (N=65); com tempo gasto sentado durante a semana de 282,71 horas, e no final de semana de 305,97 horas. Evidenciou-se correlação positiva moderada entre o “tempo gasto sentado durante a semana” e a “quantidade média de álcool utilizada” (r=,450; p<0,05).
Conclusões: Ficou evidente a existência de um grande percentual de adolescentes categorizados como inativos, tendo-se também observado no presente estudo associação entre ser ativo e ter utilizado substâncias psicoativas ilícitas recentemente.
.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).