Diagnóstico e tratamento das Bronquiectasias: uma atualização

Autores

  • Paulo de Tarso Roth Dalcin HCPA
  • Christiano Perin HCPA
  • Sérgio Saldanha Menna Barreto HCPA

Palavras-chave:

Bronquiecstasia, Diagnóstico, Terapia

Resumo

O termo bronquiectasia refere-se à dilatação anormal e irreversível dos brônquios. Atualmente, nos países desenvolvidos, onde a maior parte das bronquiectasias é atribuída a doenças sistêmicas, como a fibrose cística e as imunodeficiências primárias, têm-se observado uma diminuição progressiva da incidência dessa doença. Entretanto, em países em desenvolvimento, com menores recursos de saúde, as bronquiectasias pós-infecciosas continuam sendo um importante e freqüente problema de saúde pública. A tomografia computadorizada de alta resolução melhorou a eficácia diagnóstica nas bronquiectasias permitindo o diagnóstico mais precoce dessa entidade. A base do tratamento das bronquiectasias inclui tratar a causa específica quando possível, administrar antibióticos para tratamento da exacerbação e para supressão da carga microbiana, reduzir a excessiva resposta inflamatória, promover a higiene brônquica, controlar a hemorragia brônquica e remover cirurgicamente segmentos ou lobos extremamente danificados que possam se constituir em focos de infecção ou sangramento. Esta revisão aborda aspectos relevantes da patogênese, etiologia e diagnóstico das bronquiectasias e realiza uma atualização da terapêutica disponível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Roth Dalcin, HCPA

Professor Adjunto, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Serviço de Pneumologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Christiano Perin, HCPA

Médico Internista. Residente do Serviço de Pneumologia do HCPA

Sérgio Saldanha Menna Barreto, HCPA

Professor Titular, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, UFRGS; Chefe do Serviço de Pneumologia, HCPA.

Downloads

Publicado

2007-07-03

Como Citar

1.
Dalcin P de TR, Perin C, Menna Barreto SS. Diagnóstico e tratamento das Bronquiectasias: uma atualização. Clin Biomed Res [Internet]. 3º de julho de 2007 [citado 3º de outubro de 2022];27(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/455

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)