Perfil antropométrico dos pacientes internados em um hospital universitário

Autores

  • Luciane Beitler da Cruz Serviço de Nutrição e Dietética Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição - CESAN
  • Nicia Maria Romano Medeiros Bastos Serviço de Nutrição e Dietética Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição - CESAN
  • Elaine Teresinha Micheli Serviço de Nutrição e Dietética Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição - CESAN

Palavras-chave:

Perfil antropométrico, adultos, hospitalização

Resumo

Introdução: Identificar precocemente o perfil antropométrico dos pacientes possibilita o conhecimento do estado nutricional e o planejamento de uma terapia nutricional adequada podendo reduzir o número e a gravidade das complicações e acelerar a sua recuperação.

Objetivo: Identificar o perfil antropométrico dos pacientes na internação hospitalar

Métodos: Estudo observacional descritivo, com pacientes adultos e idosos, que internaram no Hospital de Clínicas de Porto Alegre no período de julho de 2008 a dezembro de 2009.

Resultados: Foram arrolados para o estudo 460 indivíduos com média de idade de 52 anos (± 16,14), sendo 164 (35,7%) idosos. Dos pacientes estudados, 152 (33%) chegaram ao hospital eutróficos, 216 (47%) com sobrepeso ou obesidade e 92 (20%) desnutridos. Entre os pacientes com sobrepeso e obesidade, 10 (4,6%) estavam com obesidade mórbida (IMC > 40 kg/m²); e entre os desnutridos, 14 (15,2%) estavam com desnutrição grave (IMC < 16 kg/m²). Os níveis assistenciais (NA) foram determinados conforme o diagnóstico nutricional, considerando percentual de perda de peso e IMC. Dos pacientes analisados, 12 (2,6%) foram classificados como NA 1, seguido por 325 (70,7%) como NA 2,  88 (19,1%) como NA 3 e 35 (7,6%) como NA 4. Pacientes idosos apresentaram maior percentual de desnutrição (26,2% vs 16,6%) quando comparados com os pacientes < de 60 anos (p< 0,014).

Conclusão: A prevalência de risco e/ou desnutrição é elevada no ambiente hospitalar e demanda atenção dos profissionais da saúde responsáveis pela assistência do paciente, principalmente nos indivíduos com idade acima de 60 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Beitler da Cruz, Serviço de Nutrição e Dietética Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição - CESAN

Nutricionista do Serviço de Oncologia Pediátrica do HCPA

Nicia Maria Romano Medeiros Bastos, Serviço de Nutrição e Dietética Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição - CESAN

Nutricionista da Equipe de Nefrologia do HCPA

Elaine Teresinha Micheli, Serviço de Nutrição e Dietética Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição - CESAN

Nutricionista da Cardiologia e Medicina Interna do HCPA.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

1.
da Cruz LB, Bastos NMRM, Micheli ET. Perfil antropométrico dos pacientes internados em um hospital universitário. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de julho de 2012 [citado 28º de novembro de 2022];32(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21466

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)