Transtornos alimentares em homens abstinentes de substâncias psicoativas em tratamento ambulatorial

Cássia Medino Soares, Mariana Escobar, Márcia Vargas, Thaiciane Grassi

Abstract


Introdução: A alimentação exerce um papel similar à droga psicotrópica pelo prazer que proporciona para as pessoas, já que esta age no mesmo sistema de recompensa cerebral. O objetivo deste trabalho é identificar a relação entre abstinência de Substâncias Psicoativas (SPA) e transtornos alimentares, em homens adultos que realizam tratamento ambulatorial, na Unidade de Adição Álvaro Alvim do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Métodos: Estudo transversal, com uma amostra de 40 usuários. Realizado através de aplicação de questionários. A avaliação do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) foi mensurado através da Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP), e para a Anorexia Nervosa foi utilizado o Eating Attitudes Test (EAT) ou Teste de Atitudes Alimentares. O estado nutricional dos indivíduos foi obtido através dos dados de índice de massa corporal (IMC). Resultados: O tempo de abstinência informado foi de 8 meses. A prevalência de obesidade foi de 17,5%, sobrepeso 37,5%, eutrofia 42,5% e de desnutrição apenas 2,5 %. Quanto ao IMC a média foi de 26,59 kg/m² caracterizando assim a média da amostra com sobrepeso. Os indivíduos que responderam positivamente o diagnóstico de transtorno de compulsão alimentar são aqueles com os valores de IMC significativamente mais altos (p= 0,000), associando o maior IMC com uma maior pontuação para compulsão alimentar periódica. Conclusão: O perfil nutricional dos dependentes químicos em abstinência se caracteriza por excesso de peso. Sugerindo uma associação de substancia psicoativa, como álcool e outras drogas e alimentos de alto valor calórico e baixo valor nutricional. Portanto é
importante que sejam promovidas novas estratégias terapêuticas para o melhor atendimento nutricional dos indivíduos em abstinência.

 

Palavras-chave: Transtornos por Uso de Substância Psicoativa; Síndrome de Abstinência a Substâncias; Transtorno da Compulsão Alimentar; Transtornos Relacionados ao Uso de Cocaína; Dopaminérgicos; Alcoolismo, Obesidade.


Keywords


Substance-Related Disorders; Substance Withdrawal Syndrome; Binge-Eating Disorder; Cocaine-Related Disorders, Dopamine Agents, Alcoholism, Obesity.



Copyright (c) 2017

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:

  

 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.