Relação entre a infecção por Helicobacter pylori e doenças metabólicas: uma revisão integrativa
Relationship between Helicobacter pylori infection and metabolic diseases
Palavras-chave:
Helicobacter pylori; Infecção; Doenças metabólicas; Diabetes; Síndrome metabólica.Resumo
Helicobacter pylori é uma bactéria Gram-negativa que acomete cerca de 50% da população mundial. A infecção causada por H. pylori está associada com algumas enfermidades gástricas. Entretanto, estudos mais recentes têm demonstrado a etiologia do microrganismo em doenças extra gástricas, como doenças metabólicas. O trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa na literatura de artigos que avaliaram a associação da infecção por H. pylori com doenças metabólicas, com foco em diabetes. Foram utilizadas as seguintes bases de dados, PubMed, Medline, LILACS e SciElo. Termos combinados juntamente com o operador booleano “AND” em português e em inglês foram empregados. O resultado do levantamento bibliográfico totalizou 31 artigos. A infecção por H. pylori possivelmente está relacionada com a síndrome metabólica. A relação pode ser decorrente da inflamação crônica, redução dos movimentos gastrointestinais, falta de secreção de ácido gástrico e interferência na produção ou secreção de alguns hormônios. Apesar dos estudos demonstrarem que entre os indivíduos infectados por H.pylori a prevalência da síndrome metabólica é maior e que a erradicação do microrganismo favorece a melhora dos índices glicêmicos, mais pesquisas são requeridas. A compreensão da etiologia da infecção por H. pylori em doenças metabólicas, pode auxiliar em políticas públicas de erradicação da bactéria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sr, Sr, Sra, Mônica Santiago Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).