A perspectiva interprofissional na residência integrada multiprofissional em saúde hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9730.87747Keywords:
Residência multiprofissional em saúde, tutoria, educação de pós-graduação, controle de infecção, relações interprofissionaisAbstract
Objetivo: Descrever a experiência em educação Interprofissional de um dos programas da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar na perspectiva da tutoria em um hospital-escola do sul do Brasil. Metodologia: Relato de experiência com residentes do Programa de controle de infecção sobre desenvolvimento de habilidades interpessoais e práticas colaborativas no trabalho em equipe, a partir do grupo de orientação interprofissional com familiares acompanhantes de pacientes portadores de bactérias multirresistentes. Resultados: Inclusão do tema educação interprofissional no eixo teórico do Programa de controle de infecção para qualificação do serviço e dos residentes; vinculação de outros profissionais expandindo a ação colaborativa e educativa no atendimento às necessidades e direitos dos familiares e acompanhantes além de comparar o aumento do número de participantes no grupo com as taxas de adesão à higienização das mãos da equipe assistencial da unidade de internação. Conclusão: A educação interprofissional na formação em serviço é estratégica para implementação de práticas colaborativas, de prevenção e de controle de infecções na afirmação dos princípios do SUS.
Palavras-chave: Residência multiprofissional em saúde; tutoria; educação de pós-graduação; controle de infecção; relações interprofissionais
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