A perspectiva interprofissional na residência integrada multiprofissional em saúde hospitalar

Autores

  • Alzira Maria Baptista Lewgoy Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Nadia Mora Kuplich Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Raquel Nunes Machado Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Thais Faber Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marlise Lara Fagundes Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Residência multiprofissional em saúde, tutoria, educação de pós-graduação, controle de infecção, relações interprofissionais

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência em educação Interprofissional de um dos programas da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar na perspectiva da tutoria em um hospital-escola do sul do Brasil. Metodologia: Relato de experiência com residentes do Programa de controle de infecção sobre desenvolvimento de habilidades interpessoais e práticas colaborativas no trabalho em equipe, a partir do grupo de orientação interprofissional com familiares acompanhantes de pacientes portadores de bactérias multirresistentes. Resultados: Inclusão do tema educação interprofissional no eixo teórico do Programa de controle de infecção para qualificação do serviço e dos residentes; vinculação de outros profissionais expandindo a ação colaborativa e educativa no atendimento às necessidades e direitos dos familiares e acompanhantes além de comparar o aumento do número de participantes no grupo com as taxas de adesão à higienização das mãos da equipe assistencial da unidade de internação. Conclusão: A educação interprofissional na formação em serviço é estratégica para implementação de práticas colaborativas, de prevenção e de controle de infecções na afirmação dos princípios do SUS.

 

Palavras-chave: Residência multiprofissional em saúde; tutoria; educação de pós-graduação; controle de infecção; relações interprofissionais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde- Ênfase Controle de Infecção Hospitalar

Nadia Mora Kuplich, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Enfermeira Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde- Ênfase Controle de Infecção Hospitalar

Raquel Nunes Machado, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Assistente Social Residente - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde- Ênfase Controle de Infecção Hospitalar

Thais Faber, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Enfermeira Residente - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Ênfase Controle de Infecção Hospitalar

Marlise Lara Fagundes, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Farmacêutical Residente - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde- Ênfase Controle de Infecção Hospitalar

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

1.
Lewgoy AMB, Kuplich NM, Machado RN, Faber T, Fagundes ML. A perspectiva interprofissional na residência integrada multiprofissional em saúde hospitalar. Clin Biomed Res [Internet]. 28º de junho de 2019 [citado 29º de março de 2024];39(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/87747

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)