Relação entre a infecção por Helicobacter pylori e doenças hematológicas: uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Helicobacter pylori, Infecções Bacterianas, Doenças Hematológicas, Anemia Ferropriva, Púrpura Trombocitopênica Idiopática,

Resumo

A partir da década de 1990, surgiram crescentes relatos indicando a relação da infecção por Helicobacter pylori, uma bactéria gram-negativa, com manifestações extragástricas. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi investigar, através de uma revisão integrativa, as evidências relacionadas à H. pylori e a presença de doenças hematológicas, focando na anemia por deficiência de ferro (ADF) e na púrpura trombocitopênica idiopática (PTI). Bases de dados foram consultadas com as palavras-chave e descritores Helicobacter pylori, Doenças extragástricas, Doenças hematológicas, Anemia ferropriva e Púrpura Trombocitopênica Idiopática, nos idiomas inglês, português e espanhol, combinados com o operador booleano “AND”. Após a leitura de 1.964 títulos, 85 artigos atendiam aos critérios de inclusão. Com a exclusão dos artigos duplicados e pela análise dos resumos, 62 trabalhos foram selecionados e lidos na íntegra. Por fim, 27 estudos foram incluídos: 13 relacionados à ADF e 77% deles encontraram associação com H. pylori, e 14 relacionados à PTI, nos quais a relação com a bactéria foi encontrada em 93%. As evidências que associam essas doenças hematológicas com H. pylori são expressivas, portanto, mais estudos são necessários para elucidar os mecanismos relacionados e contribuir para prevenção, diagnóstico e tratamento mais eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Alice Sampaio Soares, Universidade Federal de Goiás

Bacharela em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como monitora de Microbiologia Geral com ênfase em Bacteriologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). Participou da Diretoria da Liga Acadêmica de Educação em Neuropsicobiologia (LAEN). Atualmente faz parte do Núcleo de Estudo em Helicobacter pylori (NEHP).

Felipe Augusto de Sousa Moraes, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Biomedicina, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como monitor de Microbiologia Geral com ênfase em Bacteriologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG. Atuou como aluno de Iniciação Científica Voluntária em Bacteriologia no IPTSP. Autor de dois e-books, sendo eles, Aulas Práticas de Bacteriologia Humana e Aulas Práticas de Bacteriologia Básica, publicados pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG (CIAR-UFG). Atualmente faz parte do Núcleo de Estudo da Helicobacter pylori (NEHP).

Mônica Santiago Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Biotecnologia de microrganismo. Durante seu doutoramento realizou pesquisa de antígenos visando diagnóstico e produção de vacinas recombinantes, com vários artigos publicados em revista de impacto internacional. Atualmente desenvolve projetos utilizando ferramentas da biotecnologia no estudo da bactéria patogênica humana Helicobacter pylori, com artigos publicados em revistas científicas e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Antígenos, Vacinas, Expressão Heteróloga de Proteínas. Foi Professora contratada da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Professora efetiva do Centro Universitário de Goiás (UNI-Anhanguera), Faculdade Araguaia e Faculdade Tamandaré. Também foi Professora-Substituta de Genética Molecular da Universidade Federal de Goiás (ICB-UFG)- Campus: Goiânia. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás - IPTSP.

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

1.
Soares GAS, Moraes FA de S, Barbosa MS. Relação entre a infecção por Helicobacter pylori e doenças hematológicas: uma revisão integrativa. Clin Biomed Res [Internet]. 29º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];42(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/114541

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)