Resistência da Helicobacter pylori aos antibióticos utilizados em diferentes esquemas terapêuticos: uma revisão integrativa

Resistência da Helicobacter pylori aos antibióticos utilizados em diferentes esquemas terapêuticos

Autores

  • Silvana Barbosa Santiago UFG https://orcid.org/0000-0001-7948-8421
  • Jéssica Alves Rodrigues Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia
  • Felipe Augusto de Sousa Moraes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia.
  • Gabriel Ribeiro Maximo Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública.
  • Giovana Alice Sampaio Soares Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia.
  • Mônica Santiago Barbosa Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Helicobacter pylori; Antibióticos; Tratamento.

Resumo

Helicobacter pylori é uma bactéria gram-negativa que coloniza a mucosa gástrica de mais da metade da população mundial. A erradicação dessa bactéria é realizada com terapia tripla de primeira linha para reduzir o aparecimento de doenças gástricas relacionadas à infecção. H. pylori foi considerada pela Organização Mundial da Saúde uma das principais bactérias que necessitam de novas estratégias para o desenvolvimento de fármacos. O objetivo desse estudo foi descrever o padrão de resistência da H. pylori frente aos antibióticos utilizados em diferentes esquemas terapêuticos. Trata-se de uma revisão integrativa, cujo levantamento dos artigos foi efetuado nas bases de dados PubMed, LILACS, Science Direct e SciElo. Os critérios de inclusão foram estudos publicados em português e inglês, indexados nos últimos dez anos, com acesso livre na íntegra e que abordassem a temática. Os resultados demonstraram médias nas taxas de resistência ao metronidazol de 47,6%, levofloxacina de 24,7% e claritromicina de 24,6%. Para tetraciclina e amoxicilina as médias foram 1,5% e 0,9% respectivamente. Esses resultados demonstram padrões variáveis de resistência e reforça a necessidade do desenvolvimento de novos fármacos. Conclui-se que o uso abusivo de antibióticos tem levado ao aumento da resistência da H. pylori aos antibióticos usados na erradicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto de Sousa Moraes, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia.

Bacharel em Biomedicina, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como monitor de Microbiologia Geral com ênfase em Bacteriologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG. Atuou como aluno de Iniciação Científica Voluntária em Bacteriologia no IPTSP. Autor de dois e-books, sendo eles, Aulas Práticas de Bacteriologia Humana e Aulas Práticas de Bacteriologia Básica, publicados pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG (CIAR-UFG). Atualmente faz parte do Núcleo de Estudo da Helicobacter pylori (NEHP).

Gabriel Ribeiro Maximo, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública.

Graduando em Biotecnologia na Universidade Federal De Goiás. Participa do Núcleo de Estudo da Helicobacter pylori - NEHP como estudante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Possui interesse nas áreas de Microbiologia, Biologia Molecular e Nanotecnologia.

Giovana Alice Sampaio Soares, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia.

Bacharela em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como monitora de Microbiologia Geral (IPTSP/UFG). Participou da Diretoria da Liga Acadêmica de Educação em Neuropsicobiologia (LAEN). Atualmente faz parte do Núcleo de Estudo em Helicobacter pylori (NEHP).

Mônica Santiago Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Biotecnologia de microrganismo. Durante seu doutoramento realizou pesquisa de antígenos visando diagnóstico e produção de vacinas recombinantes, com vários artigos publicados em revista de impacto internacional. Atualmente desenvolve projetos utilizando ferramentas da biotecnologia no estudo da bactéria patogênica humana Helicobacter pylori, com artigos publicados em revistas científicas e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Antígenos, Vacinas, Expressão Heteróloga de Proteínas. Foi Professora contratada da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Professora efetiva do Centro Universitário de Goiás (UNI-Anhanguera), Faculdade Araguaia e Faculdade Tamandaré. Também foi Professora-Substituta de Genética Molecular da Universidade Federal de Goiás (ICB-UFG)- Campus: Goiânia. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás - IPTSP.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

1.
Barbosa Santiago S, Rodrigues JA, de Sousa Moraes FA, Ribeiro Maximo G, Sampaio Soares GA, Barbosa MS. Resistência da Helicobacter pylori aos antibióticos utilizados em diferentes esquemas terapêuticos: uma revisão integrativa: Resistência da Helicobacter pylori aos antibióticos utilizados em diferentes esquemas terapêuticos. Clin Biomed Res [Internet]. 5º de setembro de 2023 [citado 5º de dezembro de 2023];43(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125639

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)