AVALIAÇÃO INDIVIDUAL E CORRELAÇÃO DOS MARCADORES SOROLÓGICOS E DO TESTE DE AMPLIFICAÇÃO DE ÁCIDO NUCLÉICO PARA OS VÍRUS DA HEPATITE B E HEPATITE C NA TRIAGEM DE DOADORES DE UM BANCO SANGUE DE PORTO ALEGRE - RS
Keywords:
Sorologia, Nat, Hepatites, Banco de sangue, HemoterapiaAbstract
Introdução: A hemoterapia consiste no tratamento terapêutico através da transfusão sanguínea, assim se faz necessária a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade para minimizar os riscos transfusionais aos doadores e receptores. No estudo foi avaliada a prevalência de marcadores sorológicos para Hepatite B e C em um banco de sangue de Porto Alegre- RS, e a correlação entre a sorologia e o teste NAT.
Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo realizado através da análise das informações dos doadores de sangue em banco de dados de um Banco de Sangue de Porto Alegre, nos anos de 2017 e 2018, avaliando resultados da sorologia e o teste NAT para hepatite B e Hepatite C.
Resultados: Das 17.181 doações de sangue, o total de bolsas sorologicamente reagentes foi 162 (0,94%) reagentes para o Anti-HBc, 20 (0,12%) amostras foram positivas para o HbsAg e 62 (0,36%) reagentes para o Anti-HCV. Apenas 4 (0,02) amostras foram reagentes simultaneamente para o Anti-HBC e para o HbsAg, as quais foram também positivas no teste NAT. Já o teste NAT nas amostras reagente para Hepatite C, corresponderam a 18 (0,10%).
Conclusões: A evolução da biotecnologia vem auxiliando a biossegurança nas transfusões de sangue. Considerando que a implementação do teste NAT é relativamente recente nos bancos de sangue, sugere-se mais estudos com períodos diferentes de tempo para a pesquisa de resultados satisfatórios, além disso, possibilitando elucidar ainda mais os resultados voltados à segurança transfusional e a associação dos testes sorológicos e o teste NAT nos bancos de sangue.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).