Formação de professores do ensino fundamental defendendo a diversidade e inclusão. Memória de um caso de experiência docente através de Museari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.95295

Palavras-chave:

Arte. Educação. Direitos Humanos. Museus. TIC.

Resumo

Entre as possibilidades do ensino da arte destacam-se as questões da reivindicação social, especialmente a luta pela equidade e o respeito às minorias. Dentro dessa corrente socializadora, os avanços em gênero e diversidade são enquadrados. A luta pelos direitos humanos torna-se assim um lugar comum a partir do qual se implementam políticas culturais e inovações educacionais. Trabalhamos nessa linha há três décadas, conscientes da necessidade de nos envolvermos nos avanços que promovem a convivência e o equilíbrio social. Há cinco anos, criamos o museu on-line Museari para desenvolver projetos e melhorar a situação de grupos minoritários usando o ambiente on-line para coordenar esforços e gerar redes entre os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricard Huerta, Universitat de València (España)

Artista y educador en artes. Catedrático de Universidad de Educación Artística. Profesor en la Facultat de Magisteri de la Universitat de València (España). Investigador del Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas. Director de EARI Educación Artística Revista de Investigación <www.revistaeari.org> Director del Diploma de Posgrado Educación Artística y Gestión de Museos. Presidente de AVALEM Asociación Valenciana de Educadores de Museos. Director de Museari <www.museari.com> Doctor en Bellas Artes y licenciado en Música, Bellas Artes y Comunicación Audiovisual. Coordinador del Grupo CREARI de Investigación en Pedagogías Culturales (GIUV2013-103). Entre sus publicaciones recientes se encuentran La ciudad y sus docentes. Miradas desde el arte y la educación (UOC, Barcelona, 2015), Transeducar Arte, docencia y derechos LGBT (Egales, Madrid-Barcelona, 2016) y Arte para Primaria (UOC, Barcelona, 2019).

Referências

ALIAGA, Juan Vicente. Arte y cuestiones de género. Donostia: Nerea, 2004.

AMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do. Arte/Educação e feminismo no imaginário pernambucano como resistência política e formação identitária das mulheres. Revista Gearte, v. 6, n. 2, p. 247-271, maio/ago. 2019. http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.94281

BALLÓ, Jordi. Imatges del silenci: els motius visuals al cinema. Barcelona: Empúries, 2000.

BARTHES, Roland. Lo obvio y lo obtuso: imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidós,1982.

BUTLER, Judith. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2006.

CALVINO, Italo. Seis propuestas para el próximo milenio. Madrid: Siruela,1995.

CALVELHE PANIZO, Lander. Adolescentes gays en la era digital: orientaciones para la educación. Alteridad, v. 14, n. 1, p. 65-75. 2019. https://doi.org/10.17163.alt.v14n1.2019.05

COSTA, Fábio José Rodrigues da. Ensino/Aprendizagem das Artes Visuais na América Latina: colonialidade cultural e emocional aliada a questões LGBT. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 197-246, maio/ago. 2019. http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.92908

COUNCIL OF EUROPE. Report on discrimination on grounds of sexual orientation and gender identity in Europe. Paris: Council of Europe, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil mesetas: capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2004.

ERIBON, Didier. La societé comme verdict. Paris: Flammarion, 2014.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Polysystem theory: poetics today, v. 11, n. 1, p. 9-26, 1990.

FOUCAULT, Michel. Vigilar y castigar: nacimiento de la prisión. México: Siglo XXI, 1998.

FREEDMAN, Kerry. Interpreting gender and visual culture in art classrooms. Studies in Art Education, v. 35, n. 3, p. 157-70, 1994.

FROST, Stuart. The Warren Cup: highlighting hidden histories. International Journal of Art and Design Education, v. 26, n. 1, p. 63-72, 2007.

HAMLIN, Jessica; FUSARO, Joe. Contemporary strategies for creative and critical teaching in the 21st century. Art Education, v. 71, n. 2, p. 8-15, 2018. https://doi.org/10.1080/00043125.2018.1414529

HERNÁNDEZ, Fernando. Teaching the unknown to facilitate the emergence of a pedagogical event. Visual Inquiry: Learning & Teaching Art, n. 5, v. 1, p. 87–95, 2016. https://doi.org/10.1386/vi.5.1.87_1

HERNÁNDEZ, Fernando; SANCHO, Joana Maria; RIVAS, José Ignacio. (Orgs.). Historias de vida en educación: biografías en contexto. Barcelona: Esbrina – Universitat de Barcelona, 2011.

HUERTA, Ricard. Maestros y museos: educar desde la invisibilidad. Valencia: PUV, 2010.

HUERTA, Ricard. Mujeres maestras de Perú: investigar en educación artística transitando entornos formales e informales. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 427-443, set./dez. 2016.

HUERTA, Ricard. Transeducar: arte, docencia y derechos LGBT. Barcelona: Egales, 2017.

HUERTA, Ricard. Arte para primaria. Barcelona: UOC, 2019.

HUERTA, Ricard; ALONSO-SANZ, Amparo. Entornos informales para educar en artes. Valencia: PUV, 2017.

HUERTA, Ricard; ALONSO-SANZ, Amparo; RAMON, Ricard. De película: cine para educar en diversidad. Valencia: Tirant lo Blanch, 2019.

HUERTA, Ricard; CALLE, Román de la. Patrimonios migrantes. Valencia: PUV, 2013.

HUERTA, Ricard; NAVARRO, Germán. Museari. An online Museum about Sexual Diversity. Museum Education and Accessibility. Bridging the Gaps, Washington: CECA-ICOM, p. 145-149, 2016.

KRAHE, Amelia M. Arts Equity: A Praxis-Oriented Tale. Studies in Art Education: A Journal of Issues and Research, n. 58, v. 4, p. 267-278, 2017. https://doi.org/10.1080/00393541.2017.1368293

LADDAGA, Reinaldo. Estética de la emergencia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editorial, 2006.

LORD, Catherine; MEYER, Richard. Art & Queer Culture. London: Phaidon, 2013.

MORENO, Octavio; PUCHE, Luis. (Eds.). Transexualidad, adolescencias y educación: miradas multidisciplinares. Madrid: Egales, 2013.

NAVARRO, Germán. Iconografía de la homofobia: una propuesta de trabajo para secundaria. Aula de Secundaria, n. 10, p. 10-14, 2014.

NAVARRO, Germán. Museari Queer Art: el projecte Arteari en las Naves. València: Espai d’Art Fotogràfic, 2019. Accesible en https://www.museari.com/wpcontent/uploads/pdf/CatalogoMuseariQueerArt.pdf

PANCIROLI, Chiara. Los bienes culturales como patrimonio educativo. EARI Educación Artística Revista de Investigación, v. 7, p. 86-99, 2016. https://doi.org/10.7203/eari.7.8158

PARRAL, Víctor. Contra la homofobia y la transfobia. Cuadernos de Pedagogía, n. 414, p. 72-74, 2011.

PATIÑO, Antón. Todas las pantallas encendidas: hacia una resistencia creativa de la mirada. Madrid: Fórcola, 2017.

PLANELLA, Jordi. El oficio de educar. Barcelona: UOC, 2014.

PICHARDO, José Ignacio. Abrazar la diversidad. Madrid: Instituto de la Mujer, 2015.

ROBINSON, Kerry H. (Org.). Growing up Queer: issues facing young australians who are gender variant and sexuality diverse. Melbourne: Young and Well, 2014.

ROLLING, James H. Art + Design Practice as Global Positioning System. Art Education, v. 70, n. 6, p. 4-6, 2017. https://doi.org/10.1080/00043125.2017.1361756

SANCHO, Joana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando; RIVERA, Pablo. Visualidades contemporáneas, ciudadanía y sabiduría digital: afrontar las posibilidades sin eludir las tensiones. Relatec Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 15, n. 2, 2016. https://doi.org/10.17398/1695-288X.15.2.25

TIN, Louis-Georges. Diccionario Akal de la Homofobia. Madrid: Akal, 2012.

UNESCO. Education Sector Responses to Homophobic Bullying. París: UNESCO, 2012.

Publicado

2020-04-02

Como Citar

HUERTA, R. Formação de professores do ensino fundamental defendendo a diversidade e inclusão. Memória de um caso de experiência docente através de Museari. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.95295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/95295. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias