Abordagem Triangular e as narrativas de si: autobiografia e aprendizagem em Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.71493

Palavras-chave:

Abordagem Triangular. Autobiografia. Ensino/aprendizagem em Arte.

Resumo

As perspectivas Arte/Educativas da Abordagem Triangular extrapolam o campo das artes e indicam possibilidades de pesquisas em outros campos, que também contribuam tanto para a formação do Professor de Arte quanto para a prática arte/educativa. Considerando que os estudos em autobiografia tratam de questões importantes para que o Arte/Educador possa conhecer melhor a si mesmo e entender as narrativas que os educandos fazem a respeito de sua vida, seus desejos, emoções e sentimentos, é importante que o Arte/Educador de Arte saiba buscar informações sobe como promover desafios de aprendizagem que propiciem o pensamento artístico. Relacionar as teorias de Ana Mae Barbosa e Christine Delory-Momberger pode ajudar o Arte/Educador a rastrear ligações entre a aprendizagem em Arte e as metodologias que são criadas para seu ensino, auxiliando-o nas suas decisões docentes.

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Biografia do Autor

Lucia Gouvêa Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/ MG

Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG, Coordenadora Adjunta da área de Artes - Mestrado Profissional/CAPES e Conselheira do Instituto Arte das Américas. Bacharel e Licenciada Artes Visuais (UFMG), Mestre em Educação (UFMG), Doutora em Artes (USP). É líder do Grupo de Pesquisas Ensino da Arte e Tecnologias Contemporâneas (CNPq), Editora da Revista CLEA, membro da Equipe Editorial do Art Research Journal – ARJ, Coordenadora da Coleção Arte&Ensino da Editora C/ARTE e membro da AMARTE, FAEB, ANPAP, CLEA e InSEA. Atua como artista, professora e pesquisadora, com ênfase em Ensino de Arte e em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Arte, Artes Visuais, Ensino de Arte e Tecnologia, Arte/Educação, Formação de Professores, Cognição Imaginativa e Gravura. 

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

PIMENTEL, L. G. Abordagem Triangular e as narrativas de si: autobiografia e aprendizagem em Arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.71493. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/71493. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas