Licenciaturas Internacionais: uma experiência de aprendizagem transcultural na redefinição da formação do professor de artes visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.46547Palavras-chave:
Licenciaturas Internacionais, dupla diplomação, curriculo expandido, experiência de aprendizagem transcultural, arquitetura curricularResumo
No artigo aborda-se o Projeto Licenciaturas Internacionais em Artes Visuais, que compõe o Programa de Licenciaturas Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PLI da UFRGS/CAPES/2011, atualmente com 07 alunos cursando a dupla diplomação em Portugal. Focaliza-se a qualificação da formação de professores de artes visuais para a educação básica no contexto brasileiro em interlocução com contextos internacionais. Apresenta-se o curso com uma arquitetura curricular estendida em um campo expandido com atividades extracurriculares, em um estreito diálogo entre a educação e a cultura, ao habilitar o aluno para a formação continuada, evidenciando um ensino articulado à extensão e à pesquisa. Nesse campo curricular expandido, aponta-se a dupla diplomação, focalizada como uma experiência de aprendizagem transcultural, ao constituir-se como uma proposta pedagógica das licenciaturas, visando à redefinição do escopo correspondente ao Projeto Pedagógico dos cursos de formação de professores das diferentes áreas do conhecimento.
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