Trajetórias e ecologias de aprendizagens de estudantes universitários: transformações, motivações, acompanhamentos e modos de aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.133132

Palavras-chave:

Ensino superior, Learning Live, Ecologias de aprendizagem, Trajetórias de aprendizagem, Estudante universitário

Resumo

Este artigo tem como objetivo aproximar-se de como os jovens universitários aprendem hoje. Na perspectiva do Learning Live, o estudo focou nas trajetórias e ecologias de aprendizagens de 50 alunos por meio de metodologias visuais. A pesquisa foi abordada a partir de uma ética performativa baseada na ação comunicativa em que as evidências foram discutidas com os colaboradores. Os resultados mostraram que as ecologias de aprendizagem se diversificaram; a universidade não é mais o único lugar em que o conhecimento está disponível. Ficou claro que as trajetórias não eram vividas de maneira linear ou homogênea, mas que experimentavam descontinuidades, tensões e quebras inesperadas, onde as aprendizagens eram relacionadas na medida em que as trajetórias afetavam e se viam afetadas nas comunidades de interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Herraiz-García, Universitad de Barcelona — UB, Barcelona, España

É licenciado e doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona; professor colaborador da Unidade de Pedagogias Culturais onde, além de lecionar para a licenciatura nesta área, coordena o Mestrado em Artes Visuais e Educação, numa abordagem construccionista. Como professor, integra o grupo de Inovação Docente Indaga-t da UB, e integra o consolidado grupo de pesquisa Subjetividades e ambientes educacionais contemporâneos (Esbrina). Nos últimos anos tem trabalhado em projetos de pesquisa que abordam temas educacionais em torno das subjetividades por meio de metodologias visuais.

Estíbaliz Aberasturi-Apraiz, Universidad de la País Vasco

É licenciada em Belas Artes (1994) e doutora em Ciências da Educação, na área da Pedagogia (2009) pela Universidade do País Basco, UPV/EHU. Professora universitária e investigadora da Faculdade de Educação, Filosofia e Antropologia de San Sebastián, UPV/EHU, desde 1995. Sua trajetória como pesquisadora e docente está associada, principalmente, à formação de professores, à inovação pedagógica e à investigação e aprendizagem através das artes visuais em contextos educativos. Atualmente está envolvida no projeto de I+D "Como aprendem os professores de educação infantil e do ensino básico: implicações educativas e desafios para enfrentar a mudança social" (EDU2015-70912-C2-2-) onde trabalha com métodos de investigação artística. Possui diversas publicações nacionais e internacionais, entre as quais destaca “Post-modern reality shock: Beginning teacher as peregriners in Communities of Practice”.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. ¿Qué es un dispositivo? Sociológica, año 26, n. 79, p. 249-264, 2011.

ANWAR; I ROFIKI. Investigating students’ learning trajectory: a case on triangle. Journal of Physics: Conference Series, p. 1-6, 2018. DOI :10.1088/1742-6596/1088/1/012021

BARRON, Brígida. Interest and self-sustained learning as catalysts of development: a learning ecology perspective. Human Development, v. 49, n.4, p. 193-224, 2006a. DOI: 10.1159/000094368

BARRON, Brígida. Learning ecologies for technological fluency in a technology-rich community. Journal of Educational Computing Research, v.31, p. 1–36, 2004. DOI: 10.2190/1N20-VV12-4RB5-33VA

BARRON, Brígida. Configurations of learning settings and networks: implications of a learning ecology perspective. Human Development. v.49, n. 4, p. 229–231, 2006b. DOI: 10.1159/000094370

BARRON, Brígida; SÁBIO, Susie; MARTIN, Caitlin K. Creating within and across life spaces: the role of a computer Clubhouse in child’s Learning Ecology. In: BEVAN, Bronwyn et al. (eds.), LOST Opportunities: learning in out-of-school time, explorations of educational purpose. New York: Springer, 2013. p. 99-118, 2013. DOI 10.1007/978-94-007-4304-5_8

BIESTA, Gert et al. Learning lives: learning, identity and agency in the life-course: full research report esrc end of award report, RES-139-25-0111. Swindon: ESRC, 2008. p. 15-25.

BLEWITT, John. The ecology of learning, sustainability, lifelong learning and everyday life. New York: Earthscan, 2006.

BRAUN, Virgínia: CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: 10.1191/1478088706qp063oa

BROWN, John. S. Learning in the Digital Age. In: DELVIN, M.; LARSON, R.; MEYERSON, J (ed.) The Internet and the University: Forum. v. 71, p. 65-91, 2001.

BROWN, John S. Growing up digital: How the web changes work, education, and the ways people learn. Change Magazine, p. 11-20, mar./abr. 2000.

CHARMAZ, Kathy. Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. London, UK: Sage, 2006.

CLARKE, Adele. Situational analysis: grounded theory after postmodern turn. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2005.

CLEMENTS, Douglas H.; SARAMA, Júlia. Learning trajectories in mathematics education. Mathematical Thinking and Learning, v. 6, n.2, p. 81–89, 2004. DOI: 10.1207/ s15327833mtl0602_1

COLE, Michael. Cultural psychology. A once and future discipline. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University Press, 1998.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S.; MAcLURE, Maggie; OTTERSTAD, Ann M.; TORRANCE, Harry; CANNELLA, Gaile S.; KORO-LJUNGBERG, Mirka; McTIER, Terrence. International Review of Qualitative Research, v. 10, n. 4, p. 482-498, 2017. DOI: https://doi.org/10.1525/irqr.2017.10.4.482

ELLIS, Amy B.; WEBER, Érico; LOCKWOOD, Elise. The case for learning trajectories research. In: OESTERLE, S.; LILJEDAHL, P.; NICOL, C.; ALLAN, D. (Eds.) Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36. v. 1, p. 1-8. Vancouver, Canada: PME, 2014.

GUILLEMIN, Marilys; GILLAM, Lynn. Ethics, reflexivity and “ethically important moments” in research. Qualitative Inquiry, v. 10, p. 261-280, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800403262360

HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando; ABERASTURI-APRAIZ, Estíbaliz, SANCHO, Juana M.; CORREA, José Miguel. ¿Cómo aprenden los docentes? Tránsitos entre cartografías, experiencias, corporeidades y afectos. Barcelona: Octaedro,2020.

JORDAN, Brigitte; HENDERSON, Austin. Interaction analysis: foundations and practice. The Journal of the learning sciences. v. 4, n. 1, p. 39-103, 1995. DOI: 10.1207/s15327809jls0401_2

JORNET, Alfredo; ERSTAD, Ola. From learning contexts to learning lives: studying learning (dis)continuities from the perspective of the learners. Digital Education Review, n. 33, p. 1-25, 2018.

JORNET, Alfredo; ROTH, Wolff-Michael. Imagining design: transitive and intransitive dimensions. Design Studies, v. 56, p. 28–53, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2018.02.002

LEMOINE, Pamela A.; HACKETT, P. Thomas; RICHARDSON, Michael D. Global higher education and VUCA–volatility, uncertainty, complexity, ambiguity. In: S. MUKERIJ, Siran; TRIPATHI, Purnendu (Eds.), Handbook of research on administration, policy, and leadership in higher education. Hershey, PA: IGI Global, 2017. p. 548-568.

LOBATO, Joanne: WALTERS, C. David. A taxonomy of approaches to learning trajectories and progressions. In: CAI, J. (ed.) Compendium for research in mathematics education. The National Councill of Teachers of Mathematics, Inc. p. 74-101, 2017.

MACBETH, Douglas. On “reflexivity” in qualitative research: two readings, and a third. Qualitative Inquiry. v. 7, n. 1, p. 35-68, 2001. DOI: 10.1177/107780040100700103

McCRINDLE, Mark; WOLFINGER, Emily. ABC of XYZ: Understanding the Global Generations. Sydney: UNSW Press, 2009.

McDERMOTT, Ray P. The acquisition of a child by a learning disability. In: CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean. (ed.) Understanding practices. Perspective on activity and context. Cambridge University Press, 1991. p. 269-305.

NARDI, Bonnie A. Studying Context: a comparison of activity theory, situated action models, and distributed cognition. In: NARDI, Bonnie A. Context and Consciousness: activity theory and human-computer interaction, Cambridge, MA: MIT Press, 1996. p. 35-52.

PENROD, Janice; PRESTON, Deborah B.; CAIN, Richard E.; STARKS, Michael. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. Journal of Transcultural Nursing, v.14, n. 2, p. 100-107, 2003. DOI: 10.1177/1043659602250614

RICHARDSON, Arthur. An ecology of learning and the role of elearning in the learning environment. Global Summit, 2002, p. 47-51.

ROTH, Wolff-Michael; JORNET, Alfredo. From object-oriented to fluid ontology: a case study of the materiality of design work in agile software development. Computer Supported Cooperative Work, v. 27, p. 37–75, 2018. https://doi:10.1007/s10606-017-9297-6

SARAMA, Julie; CLEMENTS, Douglas H.; WOLFE, Christopher B.; SPITLER, Mary E. Professional development in early mathematics: effects of an intervention based on learning trajectories on teachers’ practices. Nordic Studies in Mathematics Education, v. 21, n. 4, p. 29–55, 2016.

SPIRES, Hiller A.; WIEBE, Eric; YOUNG, Carl A.; HOLLEBRANDS, Karen; LEE, John K. Toward a new learning ecology: professional development for teachers in 1:1 learning environments. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 12, n. 2, p. 232-254, 2012.

SULTANA, Farhana. Reflexivity, positionality and participatory ethics: negotiating fieldwork dilemmas in international research. ACME: An International E- Journal for Critical Geographies, v. 6, n. 3, p. 374-385, 2007.

VAN DEN BEEMT, Antoine; DIEPSTRATEN, Isabelle. Teacher perspective on ICT: a learning ecology approach. Computers & Education, v. 92-93, p. 161-170, 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2015.10.017

Publicado

2023-11-04

Como Citar

HERRAIZ-GARCÍA, Fernando; ABERASTURI-APRAIZ, Estíbaliz. Trajetórias e ecologias de aprendizagens de estudantes universitários: transformações, motivações, acompanhamentos e modos de aprender. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.133132. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/133132. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos