O que vemos e como olhamos o que nos olha: imaginário e imaginalização na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.129486

Palavras-chave:

Educação midiática., Cultura midiática, Imagem e mídia, Imaginário e imaginalização, Arte e mídia.

Resumo

Descrevo os exercícios propostos em uma aula aberta ministrada em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS, Brasil), inspirados no título da obra Ce qui nous voyons, ce qui nous regarde, de Georges Didi-Huberman (1992) e em outros autores. Proponho uma revisão dos conceitos de imagem e imaginário, dentro do que eu chamo de imaginalização, termo decorrente dos processos de atenção/consciencialização estudados por Francisco Varela et al (2001). Meu objetivo é estimular uma compreensão visual sensível, crítica e atenta à imanência e aos deslocamentos espaço-temporais das imagens culturais e artísticas midiáticas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Mastroberti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2008 e 2011). Atualmente, além de artista plástica, artista gráfica e escritora, é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Artes Visuais. Foi Coordenadora do PIBID/Artes Visuais UFRGS de 2014 a 2018. Realiza pesquisa e extensão nas áreas de Letras, Artes e Educação, e vem atuando nos seguintes temas, relacionando artes, tecnologias e metodologias poéticas e educacionais: leituras, percepções e interações da arte em integração a narrativas ficcionais, artes gráficas e sequenciais, artes plásticas e visuais, cultura midiática e visual, quadrinhos e ilustrações, jogos eletrônico/digitais e animações. Na área da educação, é especialmente dedicada ao desenvolvimento da subjetividade midiático-educadora, no desenvolvimento de metodologias lúdicas e poético-educacionais.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto (Org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 65-87.

CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto (Org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 31-63.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

DAVIS, Ben. There has to be a better way to argue about climate-activist attacks on art. In: Artnet news. Artnet World Wide Corporation, 21 de novembro de 2022. Disponível em: https://news.artnet.com/opinion/climate-activist-art-attacks-2210993. Acesso em 16 de janeiro de 2023.

DAWES, Brendan. Cinema redux. Website do projeto. Disponível em: https://brendandawes.com/projects/cinemaredux . Acesso em 16 de janeiro de 2023.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1 — A imagem-movimento. São Paulo: 34, 2012.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 — A imagem-tempo. São Paulo: 34, 2018.

DELEUZE, Gilles. Pintura — el concepto de diagrama. Buenos Aires: Cactus, 2007.

DIDI-HUBERMAN, GEORGES. Ce que nous voyons, ce qui nous regarde. Paris: Minuit, 1992.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosacnaify, 2007.

LEBRUN, Gerard. Sombra e luz em Platão. In: NOVAES, Adauto (Org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 21-30.

MANOVICH, Lev. Cultural analytics. Massachussets: MIT, 2020.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Massachussets/London: MIT, 2002.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosacnaify, 2004.

MITCHELL, William J. Thomas; HANSEN, Mark. Critical terms for media studies. Chicago/London: University of Chicago, 2010.

PEIRCE, Charles Sanders. The essential Peirce, vol. 1-2. Bloomington: Indiana University, 1992-1998.

PLATÃO. República. E-book. Jandira (SP): Ciranda cultural, 2021.

POSAVEC, Stephanie. Writing without words — Literary organism. Website do projeto. Disponível em: https://www.stefanieposavec.com/writing-without-words . Acesso em 16 de janeiro de 2023.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.

TÁPIA, Marcelo; NÓBREGA, Thelma Médici. Haroldo de Campos: Transcriação. São Paulo: Perspectiva, 2013.

VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

ZUCCARO, Frederico. Ideia dos pintores, escultores e arquitetos. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org). A pintura — textos essenciais, vol 3. São Paulo: 34, 2004.

Downloads

Publicado

2023-11-04

Como Citar

MASTROBERTI, Paula. O que vemos e como olhamos o que nos olha: imaginário e imaginalização na contemporaneidade. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.129486. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/129486. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos