Corpo (i)ética: arte, corpo e produção de sentidos na educação de jovens e adultos (EJA)

Autores

  • Fernando Yonezawa Universidade Federal do Espírito Santo —UFES, Vitória/ ES
  • Márcia Cuevas Universidade Federal do Espírito Santo —UFES, Vitória/ ES

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.70992

Palavras-chave:

Arte. Corpo. Sentido. Aprendizagem. EJA.

Resumo

Este texto pretende apresentar a experiência de intervenção junto a uma escola municipal de jovens e adultos de Vitória (ES), onde realizamos oficinas corporais-artísticas com o intuito de produzir sentidos insuspeitos no processo de aprendizagem. Utilizando-nos dos conceitos filosóficos de Deleuze e Guattari e de recursos como instalações artísticas interativas, procuramos produzir uma aprendizagem que interviesse no campo afetivo dos estudantes, de modo a tocarmos em suas concepções e modos de sentir. Destacamos aqui o caráter político, ético e estético destas intervenções, na medida em que abordaram temas como a misoginia e ecologia (política), movimentando os valores nos corpos (ética), a partir da ação sobre a sensibilidade (estética).

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Biografia do Autor

Fernando Yonezawa, Universidade Federal do Espírito Santo —UFES, Vitória/ ES

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, pós-doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Márcia Cuevas, Universidade Federal do Espírito Santo —UFES, Vitória/ ES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

YONEZAWA, F.; CUEVAS, M. Corpo (i)ética: arte, corpo e produção de sentidos na educação de jovens e adultos (EJA). Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.70992. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/70992. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes