Experiências de ensinar/aprender em Artes Visuais no contexto do estágio curricular: cenários de incertezas na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.83233Palavras-chave:
Artes Visuais, Ensino/Aprendizagem, Formação de Professores, Estágio CurricularResumo
O texto aborda reflexões sobre as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas no processo de formação de professores no curso de Licenciatura em Artes Visuais no contexto do estágio curricular. Objetiva ampliar as discussões e debates sobre a temática em um cenário de incertezas da política educacional para a área estabelecendo diálogos com os autores que discutem o assunto. A metodologia é qualitativa descritiva e utilizou-se dos resultados da pesquisa de tese de doutorado, defendida em 2019, centrada nas experiências de ensinar/aprender Artes Visuais no contexto do estágio curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA. As contribuições dos autores que discutem a temática e as manifestações expressas pelos discentes/estagiários nos relatórios de estágio curricular, são assuntos aqui abordados. Considera-se que a formação de professores necessita de ações pontuais para ressignificar o ensino/aprendizagem em todas as etapas da Educação Básica e que o estágio curricular é um dos campos de investigação que oferece aos discentes/estagiários as possibilidades de refletir criticamente e propor novas formas de ensinar/aprender no processo de construção da identidade profissional docente com constantes estudos, pesquisas e indagações.
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