Experiências de ensinar/aprender em Artes Visuais no contexto do estágio curricular: cenários de incertezas na formação de professores

Autores

  • Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães Universidade Federal do Pará — UFPA, Belém/PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.83233

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ensino/Aprendizagem, Formação de Professores, Estágio Curricular

Resumo

O texto aborda reflexões sobre as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas no processo de formação de professores no curso de Licenciatura em Artes Visuais no contexto do estágio curricular. Objetiva ampliar as discussões e debates sobre a temática em um cenário de incertezas da política educacional para a área estabelecendo diálogos com os autores que discutem o assunto. A metodologia é qualitativa descritiva e utilizou-se dos resultados da pesquisa de tese de doutorado, defendida em 2019, centrada nas experiências de ensinar/aprender Artes Visuais no contexto do estágio curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA. As contribuições dos autores que discutem a temática e as manifestações expressas pelos discentes/estagiários nos relatórios de estágio curricular, são assuntos aqui abordados. Considera-se que a formação de professores necessita de ações pontuais para ressignificar o ensino/aprendizagem em todas as etapas da Educação Básica e que o estágio curricular é um dos campos de investigação que oferece aos discentes/estagiários as possibilidades de refletir criticamente e propor novas formas de ensinar/aprender no processo de construção da identidade profissional docente com constantes estudos, pesquisas e indagações.

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Biografia do Autor

Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães, Universidade Federal do Pará — UFPA, Belém/PA, Brasil

Docente Associada da Universidade Federal do Pará (Licenciatura em Artes Visuais e Pós-Graduação-ProfArtes). Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). Integrante dos Grupos de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas/UFMG- (CNPq) e Arte, Memórias e Acervos na Amazônia/UFPA-(CNPq). Representante Estadual da Federação de Arte/Educadores do Brasil-FAEB (2022-2023).

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Publicado

2022-10-16

Como Citar

MAGALHÃES, A. D. T. V. Experiências de ensinar/aprender em Artes Visuais no contexto do estágio curricular: cenários de incertezas na formação de professores. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.83233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/83233. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Artes Visuais e formação de professores