Artes visuais & inclusão: maquetes táteis de obras de arte a baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.81558Palabras clave:
Artes Visuais, Inclusão. Multissensorialidade. Mediação Inclusiva. Pinacoteca UFPB.Resumen
Este trabalho objetiva apresentar o resultado de parte do projeto de pesquisa Artes Visuais & Inclusão, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq), durante a disciplina Ensino de Artes e Educação Inclusiva, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, no ano de 2016. No Brasil ainda é raro o uso de recursos e tecnologias adequadas para adaptação dos acervos e exposições temporárias, seguindo as experiências de grandes instituições nacionais e internacionais, e atendendo a Lei Brasileira de Inclusão. Esses recursos apresentam um alto custo de produção e na maioria das vezes são feitos em pequena escala, o que torna o processo caro e demorado. Partimos do problema: como utilizar tecnologias de baixo custo para possibilitar acessibilidade às obras de arte do acervo da Pinacoteca UFPB? Experimentamos, selecionamos e descartamos materiais diversos e produzimos maquetes táteis de obras de arte de baixíssimo custo e alta resistência, expostas na UFPB e no IFPB.
Descargas
Citas
CAMBIAGUI, Silvana Serafino. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Editora Senac, 2007.
MURILLO, Anália Rosoli. Educación inclusiva: reflexiones para acompañar el cambio en la escuela. Madrid, ES: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2010.
TOJAL, Amanda P. da F. Museu de arte e públicos especiais. São Paulo: ECA/USP, 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: www.arteinclusao.com.br/publicações.php
TOJAL, Amanda P. da F. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. São Paulo: ECA/USP, 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: www.arteinclusao.com.br/publicações.php
TOJAL, Amanda P. da F. Acessibilidade e inclusão de públicos com deficiência em museus e instituições culturais no Brasil. In. 1º Guia Brasil-Alemanha de inclusão - Viver Diversidade. São Paulo: SENAI/SP, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los lectores son libres para transferir, imprimir y utilizar los artículos publicados en la Revista, a condición de que haya siempre mención explícita al (a los) autor(es) y a la Revista GEARTE y que no haya cualquier alteración en el trabajo original. Cualquier otro uso de los textos tiene que ser aprobado por el(los) autor(es) y por la Revista. Al someter un artículo a la Revista GEARTE y tenerlo aprobado, los autores están de acuerdo en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y el permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus metadatos a los servicios de indización y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons 4.0 Internacional.