Artes visuais & inclusão: maquetes táteis de obras de arte a baixo custo

Autores

  • Robson Xavier da Costa Universidade Federal da Paraíba — UFPB, João Pessoa/PB
  • Aarão Pereira de Araújo Júnior Instituto Federal da Paraíba — IFPB, João Pessoa/PB

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.81558

Palavras-chave:

Artes Visuais, Inclusão. Multissensorialidade. Mediação Inclusiva. Pinacoteca UFPB.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o resultado de parte do projeto de pesquisa Artes Visuais & Inclusão, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq), durante a disciplina Ensino de Artes e Educação Inclusiva, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, no ano de 2016. No Brasil ainda é raro o uso de recursos e tecnologias adequadas para adaptação dos acervos e exposições temporárias, seguindo as experiências de grandes instituições nacionais e internacionais, e atendendo a Lei Brasileira de Inclusão. Esses recursos apresentam um alto custo de produção e na maioria das vezes são feitos em pequena escala, o que torna o processo caro e demorado. Partimos do problema: como utilizar tecnologias de baixo custo para possibilitar acessibilidade às obras de arte do acervo da Pinacoteca UFPB? Experimentamos, selecionamos e descartamos materiais diversos e produzimos maquetes táteis de obras de arte de baixíssimo custo e alta resistência, expostas na UFPB e no IFPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba — UFPB, João Pessoa/PB

Pós Doutor em Estética e História da Arte  (PGEHA MAC USP); Doutor em Arquitetura (UFRN); mestre em história (UFPB) e licenciado em Ed. Artística - Artes Plásticas (UFPB). Docente e Coordenador do PPGAV UFPB e Docente do Departamento de Artes Visuais da UFPB.

Aarão Pereira de Araújo Júnior, Instituto Federal da Paraíba — IFPB, João Pessoa/PB

Pós Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV UFPB; Doutor e Mestre em Educação (UFPB); Bacharel em Desenho Industrial (UFCG). Docente do Departamento de Design de Interiores do IFPB.

Referências

CAMBIAGUI, Silvana Serafino. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Editora Senac, 2007.

MURILLO, Anália Rosoli. Educación inclusiva: reflexiones para acompañar el cambio en la escuela. Madrid, ES: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2010.

TOJAL, Amanda P. da F. Museu de arte e públicos especiais. São Paulo: ECA/USP, 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: www.arteinclusao.com.br/publicações.php

TOJAL, Amanda P. da F. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. São Paulo: ECA/USP, 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: www.arteinclusao.com.br/publicações.php

TOJAL, Amanda P. da F. Acessibilidade e inclusão de públicos com deficiência em museus e instituições culturais no Brasil. In. 1º Guia Brasil-Alemanha de inclusão - Viver Diversidade. São Paulo: SENAI/SP, 2016.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

COSTA, Robson Xavier da; ARAÚJO JÚNIOR, Aarão Pereira de. Artes visuais & inclusão: maquetes táteis de obras de arte a baixo custo. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.81558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/81558. Acesso em: 28 ago. 2025.