Artes visuais & inclusão: maquetes táteis de obras de arte a baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.81558Palavras-chave:
Artes Visuais, Inclusão. Multissensorialidade. Mediação Inclusiva. Pinacoteca UFPB.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar o resultado de parte do projeto de pesquisa Artes Visuais & Inclusão, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq), durante a disciplina Ensino de Artes e Educação Inclusiva, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, no ano de 2016. No Brasil ainda é raro o uso de recursos e tecnologias adequadas para adaptação dos acervos e exposições temporárias, seguindo as experiências de grandes instituições nacionais e internacionais, e atendendo a Lei Brasileira de Inclusão. Esses recursos apresentam um alto custo de produção e na maioria das vezes são feitos em pequena escala, o que torna o processo caro e demorado. Partimos do problema: como utilizar tecnologias de baixo custo para possibilitar acessibilidade às obras de arte do acervo da Pinacoteca UFPB? Experimentamos, selecionamos e descartamos materiais diversos e produzimos maquetes táteis de obras de arte de baixíssimo custo e alta resistência, expostas na UFPB e no IFPB.
Downloads
Referências
CAMBIAGUI, Silvana Serafino. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Editora Senac, 2007.
MURILLO, Anália Rosoli. Educación inclusiva: reflexiones para acompañar el cambio en la escuela. Madrid, ES: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2010.
TOJAL, Amanda P. da F. Museu de arte e públicos especiais. São Paulo: ECA/USP, 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: www.arteinclusao.com.br/publicações.php
TOJAL, Amanda P. da F. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. São Paulo: ECA/USP, 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: www.arteinclusao.com.br/publicações.php
TOJAL, Amanda P. da F. Acessibilidade e inclusão de públicos com deficiência em museus e instituições culturais no Brasil. In. 1º Guia Brasil-Alemanha de inclusão - Viver Diversidade. São Paulo: SENAI/SP, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.