Um estudo a partir da semiótica visual da pintura A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.81013Palabras clave:
Semiótica Visual. A Primeira Missa no Brasil. Victor Meirelles.Resumen
A obra que nos propomos analisar neste artigo intitula-se A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles. Dada a sua expressiva dimensão, é considerada uma das telas de maiores proporções da arte brasileira produzida no século XIX. Como se sabe, a história do descobrimento do Brasil é repleta de contradições, dentre as quais se encontram questões sobre o acaso e a intenção dos portugueses que aportaram no Brasil em 1500. O quadro de Meirelles também se encontra envolto em divergências se levarmos em consideração a narrativa feita por Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei de Portugal. A leitura dessa obra é trabalhada com o objetivo de apreender as categorias do plano da expressão homologáveis às categorias do conteúdo, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da semiótica discursiva de A. J. Greimas e seus colaboradores, mais especificamente à vertente da semiótica visual. Tais categorias da expressão foram relacionadas com oposições encontradas no plano do conteúdo, cujo resultado aproximou-se do que, em semiótica, são denominadas relações semissimbólicas. Como as análises propostas centraram-se apenas no texto-quadro A Primeira Missa no Brasil, não houve a intenção de abordar o discurso ideológico desse quadro em oposição a outros discursos.Descargas
Citas
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Problemas de expressão: figuras do conteúdo e figuras de expressão, Anais do 1º colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1986.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Texto e Imagem, Linguagens, Porto Alegre, n.1, p.29-37, out. 1986.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 5ed. São Paulo: Ática, 2011.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 13ed. São Paulo: Contexto, 2005.
FLOCH, Jean Marie. Sémiotique plastique et language publicitaire, Documents, Paris, Groupe de Recherches Sémio-linguistiques, III, n.26, 1981.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica figurativa e semiótica plástica, Significação, São Paulo, n.4, p.18-46, jul. 1984.
MARRONI, Fabiane Villela. Análise semiótica da pintura A Primeira Missa no Brasil, de Vitor Meireles de Lima. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Impresso), São Paulo, v. 1, n.1, p. 113-122, 1999.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semioses pictóricas, FACE, São Paulo, v.4, n.2, p.104-145, jul./dez. 1995.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. A dança das ordens sensoriais. In: LANDOWSKI, Eric.; DORRA Raul.; OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semiótica, estesis, estética. São Paulo/Puebla: EDUC-UAP, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los lectores son libres para transferir, imprimir y utilizar los artículos publicados en la Revista, a condición de que haya siempre mención explícita al (a los) autor(es) y a la Revista GEARTE y que no haya cualquier alteración en el trabajo original. Cualquier otro uso de los textos tiene que ser aprobado por el(los) autor(es) y por la Revista. Al someter un artículo a la Revista GEARTE y tenerlo aprobado, los autores están de acuerdo en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y el permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus metadatos a los servicios de indización y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons 4.0 Internacional.