Alchemy of Archives: Curations and Pedagogies in Latin America

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.147324

Keywords:

Curations, Pedagogies, Cinema and Education, Latin American Cinema, Kino Network

Abstract

This paper discusses ways to transform archives composed of images rooted in the experimental and documentary traditions of Latin American cinema through their connection with curatorial practices and pedagogies. The reflection suggests possibilities for fostering unique relationships between subjects, territories, and images with each new pedagogical proposal. To this end, we will analyze the experience of developing curatorial practices, pedagogical paths, and audiovisual creations centered on the Alquimia dos Arquivos platform.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Clarisse M. Castro de Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG, onde atua como docente no Curso de Formação para Educadores Indígenas (FIEI) e na Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo). Coordena o projeto de pesquisa Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS), o projeto de extensão Casa de Cinema e os projetos de ensino Educação indígena e cultura digital e Educação do campo e cultura digital. Sua pesquisa envolve processos de criação realizados com cineastas ameríndios e do campo. É autora dos livros Da cena do contato ao inacabamento da história (2017) e Aprender com imagens (2022). Entre os filmes que dirigiu estão os longas-metragens Ô, de casa! e Homem-peixe. Integra a Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Em 2024, co-coordenou a elaboração da proposta de Programa Nacional de Cinema na Escola.

Gustavo da Rocha Jardim, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Cineasta, educador e pesquisador. Diretor de filmes e instalações audiovisuais exibidos no Brasil e no mundo, premiados nos campos de pesquisa de linguagem, incluindo melhor filme na Mostra de Cinema de Tiradentes e Videobrasil. Mestre pela Faculdade de Educação da UFMG, com pesquisa sobre o cinema em processos educativos transdisciplinares. Doutor em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG. Bolsista do Programa Institucional de Internacionalização CAPES - PrInt, na Faculdade de Cinema e Estudos de Mídia da Universidade de Chicago (2019 - 2020). Autor do livro "A Imagem Emaranhada: territórios e singularidades em cinema e educação". Integrante dos grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e do Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS). Coordenador da Rede KINO de Cinema, Audiovisual e Educação na América Latina (2022 - 2024). Professor convidado nos programas de Licenciatura do Campo (LECAMPO) e na Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), na UFMG. Gestor da Quatro Folhas Audiovisuais, produtora de filmes e de projetos socioculturais. Pós-doutorado em andamento na área de Artes, Tecnologia e Comunicação na FAE/UFMG.

Luís Felipe Duarte Flores, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa dedicada ao cineasta alemão Harun Farocki. Mestre em Cinema pelo Programa de Pós-graduação em Artes da EBA-UFMG, com dissertação dedicada ao cineasta francês Max Ophuls. Professor, educador, curador e pesquisador de cinema, atua também como ensaísta e tradutor. Organizou os livros O Cinema de Trinh T. Minh-ha (2015) e O Cinema de Rithy Panh (2013). Foi curador das retrospectivas dos cineastas Rithy Panh (CCBB, 2013) e Trinh T. Minh-ha (Caixa Cultural, 2015) no Brasil. Foi curador do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte nos anos de 2015, 2016 e 2017. Foi curador do forumdoc.bh no ano de 2015. Desde 2019, é curador e coordenador do Cinecipó - Festival do Filme Insurgente. Desde 2020, é curador da Lona - Mostra Cinemas e Territórios, uma parceria com o MLB (Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas). Atua na frente de comunicação e audiovisual da Teia dos Povos (MG). Atua na frente de audiovisual do Espaço Comum Luiz Estrela, em particular nas atividades do cineclube, em palestras e oficinas, e na produção de materiais audiovisuais. Participa do projeto artístico e educativo Coletivo de Cinema, voltado para a inclusão do audiovisual em escolas públicas da América Latina. Organiza o programa educativo gratuito Cinema - Sensação de Mundo, destinado ao público infantil.

References

ALTED VIGIL, Alicia y SEL, Susana (coords.) Cine educativo y científico en España, Argentina y Uruguay. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2016.

ARAÚJO, Mateus; KAUARK-LEITE, Patrícia. “Notas sobre a visão não tutelada em Brakhage e Kant”. Estudos Kantianos [EK], Marília, SP, v. 9, n. 1, p. 59, 2021.

AZOULAY, Ariella Aisha. História potencial: desaprender o imperialismo. São Paulo: Ubu Editora, 2024.

BRASIL, A. O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas. Intexto, Porto Alegre, n. 48, p. 157–175, 2020.

BRAKHAGE, Stan. “Metáforas da visão”. In: Xavier, Ismail (Org.). A Experiência do cinema (antologia). Rio de Janeiro: Graal / Embrafilmes, 1983, p. 339-352.

CANGUSSU, Daniel. Manual indigenista mateiro. Princípios de botânica e arqueologia aplicados ao monitoramento e proteção dos territórios dos povos indígenas refugiados na Amazônia. Dissertação de Mestrado. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia. 2021.

FLORES, Luís Felipe Duarte. O cinema como contra-Verbund: Harun Farocki e o trabalho com as imagens do mundo. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. 2021.

JARDIM, Gustavo da Rocha. A imagem emaranhada: territórios e singularidades em cinema e educação. Editora Multifoco, Rio de Janeiro, 2023.

QUEIROZ, Ruben Caixeta de; DINIZ, Renata Otto. Cosmocinepolítica tikm’n-maxakali: ensaio sobre a invenção de uma cultura e de um cinema indígena (Dossiê Olhares Cruzados). GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, 2018.

SMITH, Linda Tuhiwai. Trad. Roberto G. Barbosa. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. da UFPR, 2018.

TSING, Anna. O cogumelo no fim do mundo. Sobre as possibilidades de vida nas ruinas do capitalismo. São Paulo: Ed. n-1, 2022.

Published

2025-05-06

How to Cite

ALVARENGA, C. M. C. de; JARDIM, G. da R.; FLORES, L. F. D. Alchemy of Archives: Curations and Pedagogies in Latin America. Revista GEARTE, [S. l.], v. 12, 2025. DOI: 10.22456/2357-9854.147324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/147324. Acesso em: 1 jul. 2025.

Issue

Section

Dossiê Acervos Audiovisuais para Pedagogias com Cinema em Tempos de Educação Midiática