¿A dónde camina la enseñanza de las Artes Visuales?

Autores/as

  • Sonia Tramujas Vasconcellos Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil
  • Karine Storck Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Daniel Bruno Momoli Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Caçador/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.83832

Palabras clave:

Enseñanza de las Artes Visuales. BNCC. Reforma de la Educación Secundaria.

Resumen

En 2016 se cumplieron 20 años de la promulgación de la “Lei de Diretrizes e Bases da Educação” que reconoció el arte como área de conocimiento específica e instituyó como componente curricular obligatorio en todos los niveles de la educación básica. Pero, esta garantía se ha deshecho ante la creación de una “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) y de la “Reforma do Ensino Médio”. Tales situaciones colocaron el arte como subárea del currículo y de carácter optativo en la educación secundaria. ¿Cuáles son los posibles efectos de tales cambios para la formación docente y escolar en arte? ¿De qué modo estas resoluciones son una pérdida histórica para la enseñanza del arte? Acá presentamos algunas reflexiones sobre los cambios ocurridos en el escenario educativo para situar y ampliar las discusiones sobre la concepción de enseñanza y aprendizaje presente en esos documentos y que adentra los espacios escolares y la formación docente en arte.

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Biografía del autor/a

Sonia Tramujas Vasconcellos, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR (2007; 2015) com estágio de doutoramento na Northern Illinois University (fomento CAPES). Graduada em Educação Artística (UFPR, 1982) e em Pintura (EMBAP, 1987), com especialização em Filosofia da Educação (PUCPR, 1988). Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, atuando no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná/FAP. Líder do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada/GAEFO da UNESPAR e integrante do ARTEVERSA, grupo de estudo e pesquisa em arte e docência da UFRGS. É membro da ANPAP, da ANPEd e da FAEB (com participação na gestão 2015-2016).

Karine Storck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015) e especialista em Os Estudos Culturais e os currículos escolares contemporâneos da Educação Básica pela mesma universidade (2013). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS (2011). Desde 2017 atua como professora de artes visuais no Colégio de Aplicação da UFRGS. É integrante do ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS).

Daniel Bruno Momoli, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Caçador/SC, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU. Graduado em Licenciatura em Artes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. É Professor das áreas de teorias e ensino das artes na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP em Caçador e da Faculdade SENAC. É membro dos Grupos de Pesquisa Arte na Pedagogia-GPAP (Mackenzie); ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS). Além de atuar como pesquisador voluntário do Grupo Pensu: estudo e pesquisa sobre ensino superior.

Citas

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

VASCONCELLOS, S. T.; STORCK, K.; MOMOLI, D. B. ¿A dónde camina la enseñanza de las Artes Visuales?. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.83832. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/83832. Acesso em: 26 abr. 2025.

Número

Sección

Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais