The production of a visual narrative about the Cruz e Sousa Palace, headquarters of the Historical Museum of Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.93462

Keywords:

Visual narrative. Museum. Cruz e Souza Palace. Florianópolis.

Abstract

Report on the development of a visual narrative about Cruz e Sousa Palace, home of the Historical Museum of Santa Catarina, in Florianopolis. From a pedagogical point of view, we seek to show that every museum has the potential to inspire visual narratives and, from these, to identify concepts that may lead to a prospect in creativity. Initially, it focuses on what a narrative is and its possibilities of generating learning, based on the perspective of Connelly and Clandinin (1995). From Martins and Tourinho (2009), narrative is considered within the scope of the visual culture, as a form of questioning the gaze, representations and relations. The educational role of museums was examined from Leite (2005) and Barbosa (2012).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Káritha Bernardo de Macedo, Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Gaspar/SC

Doutoranda do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais - PPGAV, Linha Ensino das Artes Visuais, da Universidade Do Estado De Santa Catarina – UDESC, mestre em História (2014) e bacharel em Moda (2011) pela mesma instituição; professora do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC, Campus Gaspar, na área de Vestuário, incluindo Curso Técnico Concomitante em Modelagem do Vestuário e Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Mara Rúbia Sant´Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestre (1996) e graduada (1990) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales; Pós-Doutoramentos na Universidade de Strasbourg (2011) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, membro dos Programas de Pós-graduação em Moda e de Artes Visuais da mesma instituição.

References

BARBOSA, Maria Helena Rosa. Ações educativas em museus de arte: entre políticas e práticas. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n.7, p. 109-132, 2012.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, 2008.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2008.

CIRCULA FOTOS. Tour virtual: Conheça o Palácio Cruz e Souza em tour virtual 360º. In: FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Museu Histórico de Santa Catarina- MHSC (site). Disponível em: <http://www.360mix.us/mhsc/ >. Acesso em:23 jan.2018.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2002.

CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, S. A. de Ediciones, 1995.

FERNANDES, Wolney. Atlas de imagens e seus intervalos. Uma constelação de conceitos flutuantes. Revista Digital do LAV - Santa Maria - v. 7, n.2, p. 144-155, maio/ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/15115 >. Acesso em: 04 set. 2017.

FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Museu Histórico de Santa Catarina- MHSC (site). Disponível em: <http://www.fcc.sc.gov.br/mhsc/index.php>. Acesso em: 15 dez.2017.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

ILLERIS, Helene; ARVEDSEN, Karsten. Fenômenos e Eventos Visuais: algumas reflexões sobre currículo e pedagogia da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 283-309.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: uma contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.

LEITE, Maria Isabel. Museus de arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p.19- 54.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pesquisa narrativa: concepções, práticas e indagações. In: Anais do II Congresso de Educação, Arte e Cultura -CEAC. Santa Maria: 2009. p. 1-12.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. [S.l.]: Editora Melhoramentos, 2018. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 21 jan. 2018.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, v.10, p.7-28, dez. 1993.

PERROT, Michelle. Maneiras de morar. In:_____. História da vida privada. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras: 1991.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 23 ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico: Palácio Cruz e Sousa. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/turismo/index.php?cms=palacio+cruz+e+sousa>. Acesso em: 22 jan. 2018.

ROSA, Aline Nunes da. Sobre mudar de paisagens, sobre mirar com outros olhos: narrativas a partir de deslocamentos territoriais. 2015. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais (FAV) , Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Goiânia, 2015, 284 f. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4785 >. Acesso em:26 jan.2018.

SANT’ANNA, Mara Rubia. Álbuns de família, uma experiência pedagógica e de investigação histórica de Moda. Anos 90, Porto Alegre, v. 17, n. 32, p. 249-282, dez. 2010.

SILVA, Augusto da. O governo da Ilha de Santa Catarina e sua terra firme: território, administração e sociedade (1738-1807). 2007. 299 p. Tese (Doutor em História, Programa de Pós-Graduação em História Econômica) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Published

2020-04-02

How to Cite

MACEDO, K. B. de; SANT´ANNA, M. R. The production of a visual narrative about the Cruz e Sousa Palace, headquarters of the Historical Museum of Santa Catarina. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.93462. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/93462. Acesso em: 5 may. 2025.

Issue

Section

Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias