Mulheres Professoras do Peru: pesquisar em educação artística transitando em contextos formais e informais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.69548Keywords:
Artes visuais. Docência. Educação Artística. Museus. Pesquisa.Abstract
O projeto “Mulheres Professoras”elabora um discurso que parte da investigação baseada nas artes (IBA) para abordar as identidades das mulheres que se dedicam à docência. É uma homenagem ao grupo de professoras, um trabalho que pretende dar visibilidade a aspectos pessoais e profissionais que afetam as docentes. A metodologia é qualitativa com o estudo de 21 casos em cada país. Anteriormente a pesquisa já havia sido realizada em diferentes partes da América Latina. Em 2016 foi desenvolvido um trabalho de campo no Peru, coletando dados em várias escolas de Lima e gravando entrevistas com mulheres de diferentes níveis sociais, etários e situações particulares. Para 2017, está prevista a exposição Mulheres Professoras do Peru. Através desta pesquisa unimos o ambiente formal (escolas) aos espaços informais (museus) por meio de ações artísticas, patrimoniais e performativas.
Downloads
References
ALONSO-SANZ, Amparo. Conciliación de la vida estudiantil, familiar y laboral de una madre universitaria. Revista de Antropología Experimental, Jaén, v. 16, p. 223-233, 2016. Disponível em: <http://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/rae/article/viewFile/2516/2511>.
ALONSO-SANZ, Amparo. La visita al museo como parte de la formación inicial del profesorado en Educación Artística. Arte y Políticas de Identidad, Múrcia, v. 5, p. 43-60, 2011. Disponível em: <http://revistas.um.es/api/article/view/146211>.
BREDARIOLLI, Rita Berti. (In)versões didáticas: possibilidades poéticas para processos de formação docente. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 96-109, 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/63638/37317>.
BUSTAMANTE, Bernardo. Aproximación a una re-conceptualización de la educación artística en la sociedad del conocimiento en Colombia. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 151-161, 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/64798>.
HUERTA, Ricard. La educación artística como motor de cambio social. Cuadernos de Pedagogía, Valência, n. 449, p. 46-50, 2014. Disponível em: <http://roderic.uv.es/handle/10550/41413>.
HUERTA, Ricard. La identidad como geografía liminar: nuevas ideas para la educación en artes visuales. Aula de Innovación Educativa, Barcelona, n. 220, p. 12-17, 2013. Disponível em: <http://www.grao.com/revistas/aula/220-identidades-y-educacion-en-artes-visuales/la-identidad-como-geografia-liminar-nuevas-ideas-para-la-educacion-en-artes-visuales>.
HUERTA, Ricard. Mujeres maestras: identidades docentes en Iberoamérica. Barcelona: Graó, 2012.
HUERTA, Ricard. Maestros, museos y artes visuales: construyendo un imaginario educativo, Arte, Individuo y Sociedad, Madrid, v. 23, n. 1, 55-72, 2011. Disponível em: <http://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/viewFile/ARIS1111120055A/5721>.
HUERTA, Ricard. Un proyecto de investigación en educación artística: aspectos identitarios de las maestras chilenas. Pulso Revista de Educación, Madrid, n. 33, p. 31-59, 2010. Disponível em: <http://dspace.uah.es/dspace/handle/10017/7205>.
HUERTA, Ricard. Maestras y museos: matrimonio de conveniencia. Revista de Educación y Pedagogía de la Universidad de Antioquia, Medellín, n. 55, p. 89-103, 2009. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/9759>.
HUERTA, Ricard; HERNÁNDEZ, Arianne. Educación artística y gestión de museos: intereses y expectativas del alumnado a partir de encuestas manuscritas. Cadmo International Journal of Education Research, v. 23, n. 2, p. 47-64, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.3280/CAD2015-002006>.
HUERTA, Ricard; ALDEROQUI, Silvia; LINARES, Maria Cristina. Tango y paella: porteñas y valencianos en el comisariado de exposiciones con acento educativo. Educación, Lima, v. 23, n. 45, p. 125-142, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/10524>.
HUERTA, Ricard; VIDAGAÑ, María; MUNILLA, Gloria. Percepciones del profesorado sobre la utilización del arte contemporáneo como herramienta pedagógica. Revista Electrónica de Investigación, Docencia y Creatividad, Granada, n. 3, p. 29-45, 2014. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B5Sju9aeFZ8AbGRZaFBFblVweDA/edit>.
ILLERIS, Hellen. Learning bodies engaging with art: staging aesthetic experiences in museum education. International Journal of Education through Art, Bristol, v. 12, n. 2, p. 153-165, 2016.Disponível em: <http://www.intellectbooks.co.uk/journals/view-Article,id=21742/>.
RAMON CAMPS, Ricard. El museo como instrumento de legitimación en la construcción de identidades. EARI: Educación Artística Revista de Investigación, Valencia,n. 2, p. 170-174, 2011. Disponível em: <https://ojs.uv.es/index.php/eari/article/view/2523>.
QUEIROZ, João Paulo. Os novos discursos sobre arte, agora escritos pelos artistas. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 134-146, 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/56887>.
RIFÁ, Montserrat. Michel Foucault y el giro postestructuralista crítico feminista en la investigación educativa. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. XV. n. 37, p. 71-83, 2003. Disponível em: <http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/5978>.
RIFÁ, Montserrat. Narrativas autobiográficas en la investigación educativa basada en las artes y en el curriculum de formación del profesorado. In: EÇA, Teresa et al. (Org.). Desafios da educaçao artistica em contextos ibero-americanos. Porto, APECV, 2010. p. 36-47. Disponível em: <http://www.apecv.pt/APECVPublications/livro_desafios.pdf>.
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata. 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to download, print and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention of the author (s) and GEARTE Journal and that there is no change in the original work. Any other use of the texts must be approved by the author (s) and the Journal. Upon submitting an article to GEARTE Journal and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to the Journal: authors are allowed to publish and distribute their work online in institutional/disciplinary repositories or on their personal page.
This journal uses a Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.