Notes on a Pedagogical Residency at the Art Museum of Rio

Authors

  • Angélica Vier Munhoz Centro Universitário UNIVATES — UNIVATES, Lajeado/RS, Brasil
  • Cristiano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Betina Silva Guedes Universidade do Vale do Rio dos Sinos — UNISINOS, São Leopoldo/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.67052

Keywords:

Pedagogical residence. Mediation. Roland Barthes. Text.

Abstract

This article starts from a pedagogical residence in Museu de Arte do Rio (MAR) to develop an analysis of the practices produced by the educators who work there. This analysis focuses in the space established by the dialogues held between public and artwork, where this space becomes a text. Therefore, the text establishes a theoretical foundation with Roland Barthes, which supports the conducted mapping of perceptions and sensations. Methodologically, this work creates forms that point resonances between mediation practices developed by educators, a working curriculum open to the unpredictability of the meetings and the potency of multiple dimensions of spaces engendered in this education based network. Finally, the defense of mediation emerges as a committed practice with the elimination of the existing gaps between the author's desires and the viewer's experience, so that artistic experience can become, above all aspects, an invitation to the creation of new meanings: for work, for art, for life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angélica Vier Munhoz, Centro Universitário UNIVATES — UNIVATES, Lajeado/RS, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa de doutorado sanduíche Capes na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique. Atualmente é Professora Titular do Centro Universitário Univates nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação — Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino. É líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS/CNPq). Coordena o projeto de extensão Formação pedagógica e pensamento nômade. 

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professor Adjunto no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou no Centro Universitário Univates (2012-2016), desempenhando diversas atividades nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. É membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates), DIF – Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS) e Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS/CNPq). Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Com Foucault, Deleuze e Barthes, pesquisa estratégias de criação em meio às formações curriculares contemporâneas.

Betina Silva Guedes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos — UNISINOS, São Leopoldo/RS, Brasil

Professora e Artista Visual. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS) atuando na graduação. É também coordenadora do Projeto Provocações, em desenvolvimento na mesma universidade. O Provocações tem como objetivo promover o trabalho docente como um território de criação pautado na experiência estética, produzindo um contexto permanente de interlocução entre arte e educação na escola e na universidade. As pesquisas que desenvolve atualmente abordam as relações entre arte, educação e formação de professores. Em relação aos seus processos artísticos, tem como eixo a memória e suas articulações com a cidade, o corpo e a escrita.

References

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.

BARTHES, Roland. O grão da voz. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.

BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BOING, Maria Clara B. A educação praticada no/com o MAR: o que nos dizem gestos e narrativas dos educadores do museu? (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2016.

CORAZZA, Sandra M. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

DE CARO, Marina. (Org.). Micropolis experimentais: traduções da arte para a educação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009.

DELEUZE, G., & GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997.

PELLEJERO, Eduardo. “Modos de fazer / Modos de ver / Modos de pensar (Arte sem superstições)”. In: DIAS, Susana Oliveira; ANDRADE, Elenise Cristina Pires de; AMORIN, Antonio Carlos Rodrigues de (Orgs.). MultiTão: experimentações, limites, disjunções, artes e ciências... Feira de Santana: UEFS Editora, 2002.

PRECIOSA, Rosane. Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.

ROLNIK, Suely. "Arte cura? Lygia Clark no limiar do contemporâneo", in: BARTUCCI, Giovanna (org.). Psicanálise, Arte e Estéticas de Subjetivação. São Paulo: Imago, 2002.

SEVERO, André; BERNARDES, Maria Helena. As maravilhas. In: DE CARO, Marina (Org.). Micropolis experimentais: traduções da arte para a educação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009.

TAVARES, Gonçalo. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Editora Caminho, 2013.

VALÉRY, Paul. Le problème des musées. OEuvres, tomo II, Gallimard: La Pléiade, 1960. p. 1290-1293

Published

2016-12-31

How to Cite

MUNHOZ, A. V.; COSTA, C. B. da; GUEDES, B. S. Notes on a Pedagogical Residency at the Art Museum of Rio. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 3, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.67052. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/67052. Acesso em: 3 may. 2025.

Issue

Section

Artes Visuais em espaços não formais de educação