Games e Animações: audiovisualidades contemporâneas e suas demandas no contexto da arte/educação

Autores

  • Simone Rocha da Conceição Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Bruno Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128547

Palavras-chave:

Arte/educação, Gamificação, Glitch, Cultura visual, Semiótica discursiva

Resumo

O artigo relaciona duas pesquisas em arte/educação vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS) e ao Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE). Buscou-se estabelecer relações entre cultura visual, arte e educação, organizadas a partir da questão: Por que e como abordar objetos de consumo cotidiano de entretenimento nas aulas de arte? Dentre os objetivos destacam-se a produção de reflexão crítica acerca: das produções audiovisuais consumidas pelos estudantes; da produção e da apreensão dos efeitos de sentido suscitados, e; da instrumentalização metodológica utilizada para analisar estruturas profundas.

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Biografia do Autor

Simone Rocha da Conceição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo (PPGEdu/UFRGS); mestre em Educação (PPGEdu/UFRGS); especialista em Educação a Distância (UCDB); bacharel e licenciada em Artes Visuais (IA/UFRGS). Integrante do GEARTE (UFRGS) e do Programa Trajetórias Criativas (Cap/UFRGS).

Bruno Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutorando em Educação na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo (PPGEdu/UFRGS), sob orientação da Profa. Dra. Analice Pillar, no qual desenvolve pesquisa acerca da relação entre games e educação a partir de perspectivas educacionais indígenas. Concluiu o mestrado pelo PPGEdu/UFRGS em 2021, com defesa da pesquisa intitulada “A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação”. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (UC). Atua como professor de Artes desde 2015, no ensino básico e técnico. Integrante do GEARTE/UFRGS-CNPq).

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

CONCEIÇÃO, S. R. da .; DORNELES, B. Games e Animações: audiovisualidades contemporâneas e suas demandas no contexto da arte/educação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128547. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos