22 em 22: o centenário da Semana de Arte moderna pelos “olhos” da Abordagem Triangular
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.126534Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Abordagem Triangular, Semana de Arte Moderna, Criações artísticasResumo
Esse artigo apresenta um projeto que está sendo desenvolvido na disciplina de Artes em uma escola pública - de Canoas, no RS - para abordar a Semana de Arte Moderna no marco dos cem anos de sua realização, tendo como fundamentação a Abordagem Triangular (BARBOSA, 1991). O projeto parte do estudo e da pesquisa do movimento artístico-cultural modernista e de suas e seus artistas para, em seguida, selecionar algumas de suas obras emblemáticas como inspiração para diferentes propostas de criações. Com o objetivo de proporcionar às e aos estudantes a contextualização tanto no estudo das obras de arte quanto em suas incursões em diferentes fazeres artísticos.
Downloads
Referências
AMARAL, Tarsila do. Abaporu. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu. Acesso em: 03 jun. 2022.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
BARBOSA, Ana Mae. Mulheres: arte, artesanato, design. In. BARBOSA, Ana Mae. AMARAL, Vitória (orgs.). Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, design, educação. São Paulo: Cortez, 2019.
LOPONTE, Luciana G. Artes visuais, feminismos e educação no Brasil: a invisibilidade de um discurso. Universitas Humanística, 79, 143-163, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.UH79.avfe. Acesso em: 10 maio 2022.
MACHADO, Regina. Abordagem Triangular. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 337- 345, maio/ago. 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em: 24 maio 2022.
MALFATTI, Anita. A Boba. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1381/a-boba. Acesso em: 03 de junho de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
MEDEIROS, Rosana Fachel de. Leitura de imagens na educação infantil: Imagens de arte em sala de aula. In.: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da Cunha (orgs.) A Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Lisibilidade da imagem. Revista Fundarte. v.1, n.1, jan/jun, 2001. p. 5-7.
PILLAR, Analice Dutra. (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.
ROSSI, Maria Helena W. A Abordagem Triangular nos estágios de docência de artes visuais da UCS. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da Cunha (orgs.) A Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
ROSSI, Maria Helena W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.