Na escola, na cidade, no museu: fazer e pensar artes visuais na educação infantil

Authors

  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense — UFF, Niterói/RJ
  • Maria Isabel Melo Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício — AEMFP, Évora

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92372

Keywords:

Arte e Educação Infantil. Artes Visuais. Linguagens Expressivas. Educação Estética.

Abstract

Ao refletir sobre as artes visuais na Educação Infantil, o artigo parte de uma concepção teórica e prática de arte como um processo contínuo e cotidiano — que envolve pesquisar, experimentar, explorar materiais, ideias e possibilidades, projetar, realizar —, para então questionar a pertinência da expressão “ensino de arte” no âmbito na Educação Infantil. As questões conceituais são articuladas à prática docente, por meio de retratos dos fazeres e saberes construídos por um grupo de miúdos de 3 a 6 anos e sua educadora, em uma instituição de educação pré-escolar pública de Évora — Portugal. Tematiza a importância dos materiais, dos espaços e da experimentação que desencadeiam e/ou intensificam o pensamento criativo e a contribuição de visitas a museus e de passeios na cidade como oportunidades para aprender a observar, a refinar o olhar e potencializar os processos criativos e simbólicos das crianças.  

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Author Biographies

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense — UFF, Niterói/RJ

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense.

 

Maria Isabel Melo, Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício — AEMFP, Évora

Licenciatura em Educação de Infância em 1980, CESE em Supervisão Pedagógica em 2000. Exerceu funções durante 10 anos nos serviços regionais do Ministério da Educação de Portugal. Coordenadora da equipa de Intervenção Precoce de Viana do Alentejo. Fez parte da direção da APEI - Associação de Profissionais da Infância, em Portugal.

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Published

2019-10-29

How to Cite

OSTETTO, L. E.; MELO, M. I. Na escola, na cidade, no museu: fazer e pensar artes visuais na educação infantil. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 3, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92372. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92372. Acesso em: 28 apr. 2025.

Issue

Section

Ensino de Artes Visuais na Infância